Central de Estágio

A instituição possui um setor exclusivamente responsável por tudo o que se refere a Estágio.

O setor oferece aos alunos da instituição marcações de forma diferenciada, com atendimento individualizado, visando orientar o aluno na melhor forma de cumprir sua carga horária curricular.

Há ainda o mural onde são anunciadas vagas remuneradas que são oferecidas pelas empresas. Essas vagas também são anunciadas diretamente no site da Instituição, em ALUNO ONLINE, onde apenas alunos têm acesso.

Contamos, atualmente, com mais de 800 vagas disponibilizadas pelas empresas conveniadas, além das parcerias com agentes de integração, como CIEE e NUBE.

1. Qual o horário de funcionamento da Coordenação de Estágio?

Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h.

2. Quando posso iniciar o estágio?

Todas as turmas terão orientações sobre os processos de estágio, o que é chamado de Liberação de Estágio, nos seguintes períodos:

  • Cursos Técnicos*: Liberação feita a partir do 2º módulo.

* Exceto os cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, onde a liberação para realização de estágio é feita a partir do 1º módulo.

    • Tecnólogo em Radiologia: a partir do 4º semestre
    • Licenciatura em Pedagogia: a partir do 3º Semestre
    • Gastronomia: a partir do 2º Semestre.

Observação: Para agendamento de estágio, é necessário que o aluno não possua pendência financeira, pedagógica e nos procedimentos de estágio. No caso do curso de Radiologia, também é necessário que o aluno entregue uma cópia do hemograma a cada seis meses na Secretaria da Famesp. 

Obs.: Pode haver alterações devido a fim de semana, feriados e recessos.

4. Qual o procedimento para estágio realizado em instituições que não possuem vínculo com a Famesp?

Os alunos que fazem estágio em instituições não conveniadas à Famesp devem notificar a Coordenação de Estágio, mediante declaração de autorização da entidade (o modelo de declaração está disponível na Coordenação de Estágio). Não serão aceitas as horas que não forem notificadas. Também é necessário que o supervisor de estágio da empresa possua formação na mesma área que o estagiário.

5. O que é Termo de Compromisso?

É um documento exigido pela Lei de estágio que, por conter dados da Unidade Concedente, Instituição de Ensino e Estagiário, valida as horas realizadas no campo de estágio e deve ser assinado por todas as partes.

6. Quais documentos são necessários para o agendamento de estágio e realização de estágio na Unidade Concedente?

É necessária a apresentação da Pasta de Estágio que deve conter: Termo de Compromisso, cópia da Apólice de Seguro, cópia da Carteira de Vacina.

Obs.: Esses documentos (e a utilização do dosímetro no caso dos cursos de Radiologia) impedem que a Unidade Concedente sofra algum tipo de infração quando houver fiscalização trabalhista.

7. Há possibilidade de cancelar o estágio já agendado?

Alterações no agendamento de estágio só podem ser realizadas dentro do período de marcação. Após esse período, não há possibilidade de alteração e/ou cancelamento. Nos casos de falta por motivo de saúde ou trabalho, será necessária apresentação de atestado médico ou declaração de trabalho. Faltas sem justificativa resultarão em multa em virtude de as vagas serem limitadas e de as empresas (parceiras) se programarem de acordo com a relação de alunos que a Famesp encaminha.

8. Algum procedimento (agendamento, solicitações, retirada de documentos e dosímetro) pode ser realizado por terceiro na Coordenação de Estágio?

Agendamentos e solicitações só podem ser realizados pelo aluno. A retirada de documentos por outra pessoa é permitida com autorização do aluno (seja por telefone – por meio de confirmação de dados – ou declaração devidamente assinada).

A solicitação do dosímetro deve ser realizada pelo aluno e a retirada do equipamento pode ser realizada por outra pessoa, desde que o aluno autorize por telefone ou declaração devidamente assinada.

9. Qual é a data limite para entrega de dosímetro?

A data limite para entrega de dosímetro varia de mês a mês, devendo o aluno checar a data limite de entrega no verso do dosímetro recebido.

Após essa data, será aplicada multa por devolução fora do prazo. A não devolução do dosímetro no prazo de 1 mês será considerada como EXTRAVIO de dosímetro, sendo aplicada uma multa de valor maior que a do atraso.

10. Qual é o prazo para realização de estágio e entrega da pasta?

Para o agendamento nos campos de estágio conveniados à Famesp, o prazo é:

  • Cursos de Técnico e Tecnólogo em Radiologia; especializações em Tomografia e Mamografia: até cinco meses após a conclusão do curso.
  • Demais cursos Técnicos: até quatro meses após a conclusão do curso.

Obs.: Após esse prazo, a cada mês de marcação, será cobrada uma taxa. O prazo para entrega da pasta é de até dois anos após a conclusão do curso, mas o aluno deve estar ciente de que nesse período, se houver alterações na Grade Curricular do seu curso, deverá se enquadrar para ter acesso ao certificado.

11. Qual é a carga horária mínima para a conclusão do estágio?

Análises Clínicas120h
Estética e Cosmetologia120
Farmácia120
Nutrição e Dietética120
Segurança do Trabalho120
Meio Ambiente80
Técnico em Radiologia400
Tecnólogo em Radiologia480
Gastronomia300
Pedagogia300
Especializações em Tomografia e Mamografia30
Especialização em Hemoterapia30
Especialização em Qualidade Alimentar30

 

12. Como devo proceder no campo de estágio?

  • Respeitar o horário de entrada e saída nas instituições de acordo com cada planilha;
  • Assinar corretamente o livro ponto na entrada e na saída. No caso de estágio em instituições conveniadas, assinaturas fora da ordem de datas só serão aceitas mediante visto do supervisor de estágio;
  • Levar e preencher diariamente a pasta de estágio (deve conter cópia do seguro);
  • Usar diariamente crachá de identificação da Famesp;
  • Vestir roupa branca discreta, e avental de acordo com a preferência de cada instituição;
  • Registrar na pasta de estágio o máximo de seis horas por dia, não ultrapassando o limite de 30 horas na semana, conforme capitulo IV, Art. 10 da Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008.
  • Cumprir os regulamentos internos da Unidade Concedente e responder pela postura ética frente aos pacientes e profissionais da Unidade, acatando a hierarquia vigente.
  • Todas as normas deverão ser respeitadas, independente do local de estágio. Será obrigação do aluno arcar com eventuais multas aplicadas a Unidade Concedente, caso venha sofrer qualquer tipo de fiscalização que constate o não cumprimento das normas por parte deste. Ocorrendo três ou mais infrações, o aluno será suspenso do estágio.

13. Qual o prazo para retirada de documentos (Declarações, Termo de Compromisso, Solicitação de Estágio)?

Prazo de cinco dias úteis a partir da data de solicitação.

14. Qual o procedimento que devo adotar quando completar minha carga horária de estágio?

Quando completar a carga horária de estágio, é necessário que você entregue a pasta de estágio, sem rasuras nem corretivo, com as folhas de relatório de atividades, avaliação e termo(s) de compromisso devidamente preenchidos e assinados. A Coordenação tem o prazo de 15 dias para conferência da pasta. Se estiver tudo em conformidade com as exigências, a pasta de estágio será encaminhada para Secretaria, onde darão prosseguimento para confecção do certificado.

Deixe uma resposta

20 + quatro =