Pós em Fisioterapia Aeroespacial

Matrículas abertas – Início em 08 de fevereiro/2025

*A realização do curso é condicionada ao alcance do quórum mínimo de alunos.

Pós em Fisioterapia Aeroespacial

Matrículas abertas – Início em 08 de fevereiro/2025

*A realização do curso é condicionada ao alcance do quórum mínimo de alunos.

Especializar-se na assistência ao paciente aeroremovido é um desafio para a equipe de transporte. Esse cuidado especializado só é possível por meio de um estudo sobre fisiologia de voo – que são as respostas do corpo humano às alterações de pressão atmosférica, temperatura e volume, decorrentes do voo, fundamentadas nas leis físicas gasosas, determinando como o organismo responde a essas alterações e seus efeitos sobre a tripulação aeroespacial e paciente (estresses de voo).

A equipe de saúde, composta por médico, enfermeiro e fisioterapeuta, que trabalha em aeronaves, ainda é recente em nosso país, tendo poucos cursos específicos na área e, na maioria das vezes, também tem sua formação voltada à área de urgência emergência, com experiência focada em cuidados a pacientes graves, que se encontram nas emergências e nas Unidades de Terapia Intensivas faltando, portanto, a vivência de cuidados à pacientes aeroremovidos.

O paciente aeroremovido necessita de profissionais atualizados e capacitados, e estes deverão estar preparados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis na aeronave para manter o paciente estável durante todo o voo e entregá-lo da melhor maneira possível, a partir da aplicação do conhecimento científico, principalmente sobre fisiologia de voo. Por isso, a importância de uma avaliação constante, seguindo protocolos mundialmente aceitos, como o do Colégio Americano de Cirurgiões – American Surgeons College, ACC (ATLSAdvanced Tauma Life Support) e Prehospital Trauma Life Support (PHTLS – NAEMT).

Os protocolos da American Heart Association – AHA, também se relacionam ao transporte de pacientes com o uso de aeronaves, considerando a epidemiologia relacionada às doenças cerebrovasculares e aos protocolos de atendimento nas emergências cardiológicas, aos recursos necessários no tratamento, frequentemente em áreas distantes, dadas as características continentais do país.

As Diretrizes públicas do ensino para a atuação em aeronaves e o adequado treinamento dos profissionais permitirá a organização do atendimento e controle de qualidade de todas as ações realizadas durante o processo de atendimento, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência com a utilização de aeronaves com asas rotativas e o transporte com aeronaves asas fixas, até a etapa final no ambiente hospitalar. Certamente, a implementação de cursos de especialização, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), cria uma estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS, fator motivador para a implementação do curso.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a FAMESP MED!

Especializar-se na assistência ao paciente aeroremovido é um desafio para a equipe de transporte. Esse cuidado especializado só é possível por meio de um estudo sobre fisiologia de voo – que são as respostas do corpo humano às alterações de pressão atmosférica, temperatura e volume, decorrentes do voo, fundamentadas nas leis físicas gasosas, determinando como o organismo responde a essas alterações e seus efeitos sobre a tripulação aeroespacial e paciente (estresses de voo).

A equipe de saúde, composta por médico, enfermeiro e fisioterapeuta, que trabalha em aeronaves, ainda é recente em nosso país, tendo poucos cursos específicos na área e, na maioria das vezes, também tem sua formação voltada à área de urgência emergência, com experiência focada em cuidados a pacientes graves, que se encontram nas emergências e nas Unidades de Terapia Intensivas faltando, portanto, a vivência de cuidados à pacientes aeroremovidos.

O paciente aeroremovido necessita de profissionais atualizados e capacitados, e estes deverão estar preparados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis na aeronave para manter o paciente estável durante todo o voo e entregá-lo da melhor maneira possível, a partir da aplicação do conhecimento científico, principalmente sobre fisiologia de voo. Por isso, a importância de uma avaliação constante, seguindo protocolos mundialmente aceitos, como o do Colégio Americano de Cirurgiões – American Surgeons College, ACC (ATLSAdvanced Tauma Life Support) e Prehospital Trauma Life Support (PHTLS – NAEMT).

Os protocolos da American Heart Association – AHA, também se relacionam ao transporte de pacientes com o uso de aeronaves, considerando a epidemiologia relacionada às doenças cerebrovasculares e aos protocolos de atendimento nas emergências cardiológicas, aos recursos necessários no tratamento, frequentemente em áreas distantes, dadas as características continentais do país.

As Diretrizes públicas do ensino para a atuação em aeronaves e o adequado treinamento dos profissionais permitirá a organização do atendimento e controle de qualidade de todas as ações realizadas durante o processo de atendimento, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência com a utilização de aeronaves asas rotativas e o transporte com aeronaves com asas fixas, até a etapa final no ambiente hospitalar. Certamente, a implementação de cursos de especialização, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), cria uma estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS, fator motivador para a implementação do curso.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a FAMESP MED!

Imagem de um relógio

Carga Horária

08 meses
360 horas
Clique aqui e confira o calendário pedagógico do curso!

eadfamesp-aukas-distancia

Curso híbrido

Híbrida – Aulas presenciais, remotas (online e ao vivo) e EaD
Aulas presenciais (um encontro mensal das 08h às 18h), remotas (online e ao vivo) às quinta-feiras, das 19h às 23h, e aulas 100% EaD.

reconhecimento

Credenciamento MEC

DOU – Portaria nº 1478,
de 21 de dezembro de 2016.

Aproveite todos esses benefícios e garanta a sua vaga, todo o processo de matrícula pode ser feito online – de maneira simples e rápida, clique no botão abaixo.

Tem dúvidas sobre o curso? Chame agora no WhatsApp: (11) 99725-8079 que um especialista irá falar com você.

Sobre o Curso

Mercado em expansão

O promissor mercado nesta área culmina com os importantes investimentos do Governo Federal, em relação ao atendimento pré-hospitalar como um diferencial à sobrevida e ao prognóstico de vítimas de trauma e pacientes cardiológicos, gerando um interesse estratégico. A equipe de saúde que trabalha em aeronaves ainda é recente em nosso país, e são poucos profissionais que são qualificados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis para manter o paciente estável.

Adquira competências necessárias para o resgate aeroespacial

O curso visa instrumentalizar o aluno fisioterapeuta na área Aeroespacial com ênfase no Resgate e Transporte Aeromédico a partir da abordagem do conhecimento específico, aplicado à Fisiologia da Altitude e peculiaridades na utilização de aeronaves de asas rotativas e fixas no Resgate Aeromédico e Transferência Inter-hospitalar, bem como os conhecimentos específicos das competências legais do médico e do enfermeiro, desde o resgate de vítimas em Urgência e Emergência, considerando a abordagem em cardiologia, trauma e agravos clínicos, até a etapa final no ambiente hospitalar.

Curso híbrido focado no aluno

O processo de ensino e aprendizagem do curso é totalmente focado no aluno. Levamos os melhores professores, temas atuais, material didático atualizado, tudo por meio de aulas teóricas online e  ao vivo e por encontros práticos ao longo do curso, realizadas por professores renomados, com total domínio de conteúdo e metodologia inovadora. A etapa prática se relacionará a ambientes simulados em sala de aula e em área aberta, além das visitas técnicas aos serviços de resgate e transporte terrestre e aeromédico (em solo, sem voo).

Coordenação do Curso

Me. Marcelo Gomes de Carvalho
Mestrado em Cardiologia pela UNG, Enfermeiro Licenciado com Habilitação Médico-Cirúrgica pela Universidade Gama Filho. Curso de Instrutor do ACLS no InCor e BLS na SOCESP (Sociedade de Cardiologia de São Paulo). Foi Enfermeiro da Santa Casa de São Paulo, Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Autoban, Amil Resgate Saúde. Exercício profissional com ênfase em Pronto Socorro, UTI e Transporte Aeromédico. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Resgate Aeromédico da FALC e UNIARARAS, Professor Convidado da Pós-Graduação Uninove e Santa Casa de São Paulo. Coordenador do curso de Pós-graduação em Urgência e Emergência para Enfermeiros e Fisioterapeutas da FAMESP. Docente dos cursos de curta duração e Pós-graduação da FAMESP.

Joanderson Fernandez de Melo
Graduado em Medicina pela Faculdade do Vale do Sapucaí, Geriatria e Gerontologia pela Universidade Gama Filho, Pós-graduação em Medicina Aeroespacial pela Uniararas, Coordenador da UPA de Pouso Alegre, Médico do SAMU e Médico da Segunda Companhia de Operações Aéreas de Varginha, Coordenador da Urgência e Emergência do Hospital Renascentista. Docente dos cursos de curta duração e Pós-graduação da FAMESP.

Esp. Jefferson Kiyoshi Segalla Mizutani
Graduado em FISIOTERAPIA pela Universidade Nove de Julho (2006), especialista em emergência e urgência adulto e pediátrica, pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2007), fisioterapeuta do pronto atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein (2010 a 2023, Membro do comitê de prevenção e gestão de resposta a catástrofe da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein(2013 a 2023), Instrutor convidado de APH Tático no Grupo de Operações Especiais (GOE) e Serviço Aerotático (SAT/Pelicano) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, instrutor de suporte básico de vida e primeiros socorros pela (AHA), curso de transporte e resgate aeromédico, membro do comitê de medicina aeroespacial da ABRAMEDE, Gerente nacional do departamento de APH da Home Doctor. Docente dos cursos de curta duração e Pós-graduação da FAMESP.

Informações do curso

  • Matrículas abertas: Início em 11 de janeiro/2025*
  • Duração de 08 meses;
  • A carga horária do curso é composta por 360 horas;
  • Curso Híbrido – Aulas presenciais (um encontro mensal das 08h às 18h), remotas (online e ao vivo) às quinta-feiras, das 19h às 23h, e aulas 100% EaD.
  • Público-alvo: Profissionais graduados em Fisioterapia.
  • *A realização do curso é condicionada ao alcance do quórum mínimo de alunos. Reservas de hotel e passagens de avião devem ser adquiridas apenas após a confirmação da turma/curso.
  • Matrícula de R$ 300,00
  • Parcela Promocional: 10x de R$ 585,00*

*Valor com desconto para pagamento das parcelas até o quinto dia útil de cada mês.
** Veja em contrato o valor das parcelas para pagamentos realizados após o quinta dia útil de cada mês.

Matrícula: a matrícula é efetivada com o envio dos documentos pelo Portal do Aluno.

Os documentos necessários são:
– Certificado de conclusão do curso de Graduação e Histórico Escolar
– Cédula de identidade
– CPF Cadastro Nacional de Pessoa Física
– Comprovante de residência com CEP
– Foto 3×4

Núcleos Disciplinas Carga horária
Núcleo básico

40 horas

Anatomia e fisiologia aplicada ao transporte aeromédico 30 horas

EAD

Epidemiologia e estatística aplicada ao transporte aéreo 10 horas

EAD

Núcleo específico

280 horas

Equipamentos, sistemas e legislação em saúde, especificidades no transporte aéreo 30 horas

EAD

Assistência no transporte (PRÉ-VOO) I – Protocolos de atendimento no SBV em cardiologia 30 horas

(10 horas ao vivo)

(20 horas presencial)

Assistência no transporte (PRÉ-VOO) II – Protocolos de atendimento no SBV no trauma 30 horas

(20 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Assistência no transporte aéreo I – Protocolos de atendimento no transporte aéreo no SAV em cardiologia 40 horas

(30 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Assistência no transporte aéreo II – Protocolos de atendimento no transporte aéreo no SAV no trauma 40 horas

(20 horas ao vivo)

(10 horas EAD)

(10 horas presencial)

Assistência no transporte aéreo III – Protocolos do transporte aéreo nas urgências e emergências cardiológicas e traumáticas. Teórico 50 horas

(30 horas ao vivo)

(20 horas presencial)

Segurança, técnicas de sobrevivência e procedimentos de emergência aérea 20 horas

(10 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Núcleo avançado prático

100 horas

Visitas técnicas à Líder Táxi Aéreo (hangar em Congonhas), GRPAE São Paulo e/ou Campinas, SAMU de Taboão da Serra, Bandeirantes Remoções, Resgate do Rodoanel, Torre de controle e Workfire (Centro de treinamento em Guarulhos) 40 horas

(20 horas ao vivo)

(20 horas presencial)

Simulações práticas (na própria instituição ou durante as visitas técnicas, visando ao desenvolvimento de habilidades específicas referentes ao atendimento emergencial e transporte aeroespacial) 40 horas

(30 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Carga horária total do curso distribuída em 8 meses 360 horas

Clique aqui e confira o calendário pedagógico do curso!

Credenciamento Famesp
DOU – Portaria nº 1478, de 21 de dezembro de 2016.

Localização

  • FAMESP – Av. Jabaquara, 1314. Metrô Saúde – SP