Em muitas situações de ensino e pesquisa científica, a utilização de modelos animais vivos são necessárias, enquanto métodos alternativos não conseguem suprir tais demandas.
Dessa forma, a utilização de animais vivos para práticas de ensino e experimentação científica deve ser realizada de forma racional, sempre respeitando e preservando a integridade e o bem-estar dos animais.
Dentro dessa premissa, a Faculdade Método de São Paulo e o Centro de Ensino Método contam com a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-FAMESP).
A CEUA-FAMESP tem por missão avaliar e autorizar a realização de aulas práticas e projetos de pesquisa que utilizem animais vivos, primando por atender e respeitar a legislação vigente do CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) .
Todas as informações sobre os procedimentos para a submissão dos projetos de pesquisa e planos de aulas práticas, bem como os formulários necessários encontram-se abaixo.
Orientações Gerais
- Todas as aulas práticas e projetos de pesquisa realizados com animais vivos do filo Cordatha devem receber autorização prévia da Comissão de Ética no uso de Animais da Famesp.
- Os formulários e demais documento solicitados para a aprovação da CEUA encontram-se na seção “Formulários”.
- Não serão aceitas solicitações de autorização que não contemplarem todos os documentos exigidos.
- O prazo mínimo de envio das autorizações ao CEUA é de 30 dias antes da data de início requerida no formulário. Não serão aceitos projetos em andamento.
- Não serão avaliados protocolos de pesquisas concluídas ou em andamento.