Pós em Medicina Aeroespacial
Especializar-se na assistência ao paciente aeroremovido é um desafio para a equipe de transporte. Esse cuidado especializado só é possível por meio de um estudo sobre fisiologia de voo – que são as respostas do corpo humano às alterações de pressão atmosférica, temperatura e volume, decorrentes do voo, fundamentadas nas leis físicas gasosas, determinando como o organismo responde a essas alterações e seus efeitos sobre a tripulação aeroespacial e paciente (estresses de voo).
A equipe de saúde, composta por médico, enfermeiro e fisioterapeuta, que trabalha em aeronaves, ainda é recente em nosso país, tendo poucos cursos específicos na área e, na maioria das vezes, também tem sua formação voltada à área de urgência emergência, com experiência focada em cuidados a pacientes graves, que se encontram nas emergências e nas Unidades de Terapia Intensivas faltando, portanto, a vivência de cuidados à pacientes aeroremovidos.
O paciente aeroremovido necessita de profissionais atualizados e capacitados, e estes deverão estar preparados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis na aeronave para manter o paciente estável durante todo o voo e entregá-lo da melhor maneira possível, a partir da aplicação do conhecimento científico, principalmente sobre fisiologia de voo. Por isso, a importância de uma avaliação constante, seguindo protocolos mundialmente aceitos, como o do Colégio Americano de Cirurgiões – American Surgeons College, ACC (ATLS – Advanced Tauma Life Support) e Prehospital Trauma Life Support (PHTLS – NAEMT).
Os protocolos da American Heart Association – AHA, também se relacionam ao transporte de pacientes com o uso de aeronaves, considerando a epidemiologia relacionada às doenças cerebrovasculares e aos protocolos de atendimento nas emergências cardiológicas, aos recursos necessários no tratamento, frequentemente em áreas distantes, dadas as características continentais do país.
As Diretrizes públicas do ensino para a atuação em aeronaves e o adequado treinamento dos profissionais permitirá a organização do atendimento e controle de qualidade de todas as ações realizadas durante o processo de atendimento, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência com a utilização de aeronaves com asas rotativas e o transporte com aeronaves asas fixas, até a etapa final no ambiente hospitalar. Certamente, a implementação de cursos de especialização, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), cria uma estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS, fator motivador para a implementação do curso.
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a FAMESP MED!
Pós em Medicina Aeroespacial
Especializar-se na assistência ao paciente aeroremovido é um desafio para a equipe de transporte. Esse cuidado especializado só é possível por meio de um estudo sobre fisiologia de voo – que são as respostas do corpo humano às alterações de pressão atmosférica, temperatura e volume, decorrentes do voo, fundamentadas nas leis físicas gasosas, determinando como o organismo responde a essas alterações e seus efeitos sobre a tripulação aeroespacial e paciente (estresses de voo).
A equipe de saúde, composta por médico, enfermeiro e fisioterapeuta, que trabalha em aeronaves, ainda é recente em nosso país, tendo poucos cursos específicos na área e, na maioria das vezes, também tem sua formação voltada à área de urgência emergência, com experiência focada em cuidados a pacientes graves, que se encontram nas emergências e nas Unidades de Terapia Intensivas faltando, portanto, a vivência de cuidados à pacientes aeroremovidos.
O paciente aeroremovido necessita de profissionais atualizados e capacitados, e estes deverão estar preparados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis na aeronave para manter o paciente estável durante todo o voo e entregá-lo da melhor maneira possível, a partir da aplicação do conhecimento científico, principalmente sobre fisiologia de voo. Por isso, a importância de uma avaliação constante, seguindo protocolos mundialmente aceitos, como o do Colégio Americano de Cirurgiões – American Surgeons College, ACC (ATLS – Advanced Tauma Life Support) e Prehospital Trauma Life Support (PHTLS – NAEMT).
Os protocolos da American Heart Association – AHA, também se relacionam ao transporte de pacientes com o uso de aeronaves, considerando a epidemiologia relacionada às doenças cerebrovasculares e aos protocolos de atendimento nas emergências cardiológicas, aos recursos necessários no tratamento, frequentemente em áreas distantes, dadas as características continentais do país.
As Diretrizes públicas do ensino para a atuação em aeronaves e o adequado treinamento dos profissionais permitirá a organização do atendimento e controle de qualidade de todas as ações realizadas durante o processo de atendimento, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência com a utilização de aeronaves com asas rotativas e o transporte com aeronaves asas fixas, até a etapa final no ambiente hospitalar. Certamente, a implementação de cursos de especialização, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), cria uma estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS, fator motivador para a implementação do curso.
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Curso híbrido
Híbrida – Aulas presenciais, remotas (online e ao vivo) e EaD
Aulas presenciais (um encontro mensal das 08h às 18h), remotas (online e ao vivo) às quinta-feiras, das 19h às 23h, e aulas 100% EaD.
Credenciamento MEC
DOU – Portaria nº 1478,
de 21 de dezembro de 2016.
Aproveite todos esses benefícios e garanta a sua vaga, todo o processo de matrícula pode ser feito online – de maneira simples e rápida, clique no botão abaixo.
Tem dúvidas sobre o curso? Chame agora no WhatsApp: (11) 99725-8079 que um especialista irá falar com você.
Sobre o Curso
Mercado em expansão
O promissor mercado nesta área culmina com os importantes investimentos do Governo Federal, em relação ao atendimento pré-hospitalar como um diferencial à sobrevida e ao prognóstico de vítimas de trauma e pacientes cardiológicos, gerando um interesse estratégico. A equipe de saúde que trabalha em aeronaves ainda é recente em nosso país, e são poucos profissionais que são qualificados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis para manter o paciente estável.
Adquira competências necessárias para o resgate aeroespacial
O curso visa instrumentalizar o aluno médico na área Aeroespacial com ênfase no resgate e transporte aeromédico a partir da abordagem do conhecimento específico, aplicado à Fisiologia da Altitude e peculiaridades na utilização de aeronaves de asas rotativas e fixas no resgate aeromédico e transferência inter-hospitalar, bem como os conhecimentos específicos das competências legais do médico e do enfermeiro, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência, considerando a abordagem em cardiologia, trauma e agravos clínicos, até a etapa final no ambiente hospitalar.
Curso híbrido focado no aluno
O processo de ensino e aprendizagem do curso é totalmente focado no aluno. Levamos os melhores professores, temas atuais, material didático atualizado, tudo por meio de aulas teóricas online e ao vivo e por encontros práticos ao longo do curso, realizadas por professores renomados, com total domínio de conteúdo e metodologia inovadora. A etapa prática se relacionará a ambientes simulados em sala de aula e em área aberta, além das visitas técnicas aos serviços de resgate e transporte terrestre e aeromédico (em solo, sem voo).
Coordenação do Curso
Edison Fiori Pimentel
Graduado em Medicina pela PUC de Sorocaba, Médico Cirurgião desde 1984, Pós-graduado em Medicina de Urgência e Emergência, Curso ACLS, ATLS, atua no setor de transporte aeromédico desde 2000, Instrutor de cursos de transporte aeromédico para a área da saúde e pilotos da aviação executiva. Professor do curso de Pós em Urgência, Emergência e Transporte Aeromédico, Uniararas. Coordenador Médico de pós-graduação Uniararas, Docente dos cursos de curta duração e Pós-graduação da FAMESP.
Joanderson Fernandez de Melo
Graduado em Medicina pela Faculdade do Vale do Sapucaí, Geriatria e Gerontologia pela Universidade Gama Filho, Pós-graduação em Medicina Aeroespacial pela Uniararas, Coordenador da UPA de Pouso Alegre, Médico do SAMU e Médico da Segunda Companhia de Operações Aéreas de Varginha, Coordenador da Urgência e Emergência do Hospital Renascentista. Docente dos cursos de curta duração e Pós-graduação da FAMESP.
Informações do curso
- Matrículas abertas: previsão de início em 11 de janeiro/2025*
- Duração de 08 meses;
- A carga horária do curso é composta por 360 horas;
- Curso Híbrido – Aulas presenciais (um encontro mensal das 08h às 18h), remotas (online e ao vivo) às quinta-feiras, das 19h às 23h, e aulas 100% EaD.
- Público-alvo: Profissionais graduados em Medicina.
- *A realização do curso é condicionada ao alcance do quórum mínimo de alunos. Reservas de hotel e passagens de avião devem ser adquiridas apenas após a confirmação da turma/curso.
- Matrícula de R$ 300,00
- Parcela Promocional: 10x de R$ 585,00*
*Valor com desconto para pagamento das parcelas até o quinto dia útil de cada mês.
** Veja em contrato o valor das parcelas para pagamentos realizados após o quinto dia útil de cada mês.
Núcleos | Disciplinas | Carga horária |
Núcleo básico
40 horas |
Anatomia e fisiologia aplicada ao transporte aeromédico | 30 horas
EAD |
Epidemiologia e estatística aplicada ao transporte aéreo | 10 horas
EAD |
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Núcleo específico
280 horas |
Equipamentos, sistemas e legislação em saúde, especificidades no transporte aéreo | 30 horas
EAD |
Assistência no transporte (PRÉ-VOO) I – Protocolos de atendimento no SBV em cardiologia | 30 horas
(10 horas ao vivo) (20 horas presencial) |
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Assistência no transporte (PRÉ-VOO) II – Protocolos de atendimento no SBV no trauma | 30 horas
(20 horas ao vivo) (10 horas presencial) |
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Assistência no transporte aéreo I – Protocolos de atendimento no transporte aéreo no SAV em cardiologia | 40 horas
(30 horas ao vivo) (10 horas presencial) |
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Assistência no transporte aéreo II – Protocolos de atendimento no transporte aéreo no SAV no trauma | 40 horas
(20 horas ao vivo) (10 horas EAD) (10 horas presencial) |
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Assistência no transporte aéreo III – Protocolos do transporte aéreo nas urgências e emergências cardiológicas e traumáticas. Teórico | 50 horas
(30 horas ao vivo) (20 horas presencial) |
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Segurança, técnicas de sobrevivência e procedimentos de emergência aérea | 20 horas
(10 horas ao vivo) (10 horas presencial) |
|
Núcleo avançado prático
100 horas |
Visitas técnicas à Líder Táxi Aéreo (hangar em Congonhas), GRPAE São Paulo e/ou Campinas, SAMU de Taboão da Serra, Bandeirantes Remoções, Resgate do Rodoanel, Torre de controle e Workfire (Centro de treinamento em Guarulhos) | 40 horas
(20 horas ao vivo) (20 horas presencial) |
Simulações práticas (na própria instituição ou durante as visitas técnicas, visando ao desenvolvimento de habilidades específicas referentes ao atendimento emergencial e transporte aeroespacial) | 40 horas
(30 horas ao vivo) (10 horas presencial) |
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Carga horária total do curso distribuída em 8 meses | 360 horas |
Credenciamento Famesp
DOU – Portaria nº 1478, de 21 de dezembro de 2016.
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Tem dúvidas sobre o curso? Chame agora no WhatsApp: (11) 99725-8079 que um especialista irá falar com você.
Localização
- FAMESP – Av. Jabaquara, 1314. Metrô Saúde – SP