No curso de técnico em veterinária o aluno aprenderá tudo o que precisa para sair de lá com uma profissão. Ele é perfeito para quem pretende entrar na área de veterinária com um curso de curta duração, mas que nem por isso deixa de ensinar tudo o que é preciso.
Embora muito se ouça falar da crise econômica, há mercados no país que continuam se mantendo ou até mesmo se expandindo, é o caso do mercado pet, e, consequentemente, para os técnicos em veterinária também.
Só para se ter uma ideia, no ranking mundial, o Brasil é o 2º país com maior população de animais domésticos, e também é o 2º maior mercado consumidor no que diz respeito a produtos pet, perdendo somente para os Estados Unidos, no topo do ranking.
Desde 2012, o setor só tem crescido e, em 2020, houve um crescimento de 13,5%. Além disso, tem aumentado o número de produtos e serviços destinados aos animais domésticos. São medicamentos manipulados, creches, clínicas de fisioterapia, roupas, alimentos e até mesmo cosméticos destinados aos pets.
O que faz o técnico em Veterinária?
O técnico em veterinária é o profissional que auxilia o veterinário nos cuidados com os pets. Ele pode atuar em diferentes situações, auxiliando nas medicações e cirurgias e também nos cuidados do cotidiano, como alimentação, vacinação, estética e higiene.
Ele também pode atuar na área de saúde pública com o controle de zoonoses e lidar com animais silvestres.
O que o técnico em Veterinária estuda?
Durante o curso o técnico em veterinária estudará conteúdos como:
- Anatomia Comparada e Descritiva;
- Assistência Hospitalar e Cirúrgica;
- Emergências em enfermagem veterinária;
- Manejo de grandes animais;
- E muitos outros conteúdos que auxiliarão na sua formação.
Os conteúdos são divididos por matérias e aglomerados em módulos.
DURAÇÃO – TÉCNICO VETERINÁRIA– 18 meses
O tempo de duração do curso técnico em veterinária é de 18 meses, dividido em 3 módulos, totalizando 1.320h.
Módulo I
- Fisiologia Animal – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
- Semiologia
- Procedimentos Laboratoriais e Biossegurança
- Farmacologia Veterinária
- Anatomia Comparada e Descritiva
- Ética Profissional e Legislação – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
Módulo II
- Noções de Medicina Veterinária Preventiva e Zoonoses
- Assistência em Imagenologia Veterinária
- Comportamento Animal – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
- Cuidados com Animais de Laboratório
- Emergências em Enfermagem
- Gestão Pessoal e Competências de atendimento
- Assistência ao Parto e cuidados com neonatos
- Toxicologia
Módulo III
- Parasitologia
- Assistência em Anestesiologia Veterinária
- Assistência Hospitalar e Cirúrgica
- Cinotecnia
- Manejo de Grandes Animais
- Assistência na Clínica de Animais Silvestres
- Manejo Nutricional Animal – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
Onde fazer o curso técnico em Veterinária?
O curso de técnico em veterinário pode ser feito em uma instituição reconhecida e que possua condições para que o aluno aprenda e saia pronto para o mercado de trabalho.
A Famesp oferece essas condições e conta com profissionais altamente capacitados que contribuem com o aprendizado teórico e técnico.
Estamos localizados a na zona sul de São Paulo, pertinho do metrô Saúde e Praça da Árvore.
SAIBA MAIS SOBRE O CURSO E FAÇA A SUA MATRÍCULA
Início da turma em Agosto/2021.
Qual o valor do curso técnico em Veterinária?
O valor da mensalidade do curso técnico em veterinária é de R$ 399,00*.
*Valor para pagamento até o dia08 de cada mês.
Existem turmas em três períodos: das 8h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h às 22h30.
Como tirar o registro de técnico em Veterinária?
O técnico em veterinário tem sua profissão reconhecida como auxiliar de veterinário, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Para exercer a profissão não é necessário registro em nenhum órgão.
Como ser um bom técnico em Veterinária?
Para ser um bom técnico em veterinário o profissional, antes de tudo, precisa gostar de animais. Além disso, não pode ter problemas com sangue. Entenda os motivos:
- Gostar de animais: o tempo todo esse profissional lidará com animais de diferentes espécies e portes e precisa gostar dessa rotina. Afinal, esses são os seus principais clientes.
- Não ter problemas com sangue: os animais se machucam e podem ocorrer machucados e até mesmo ser necessária uma intervenção cirúrgica. O técnico em veterinária estará presente junto com o veterinário responsável na operação e nos cuidados pós-cirúrgicos.
Onde trabalha um técnico em Veterinária?
O técnico em veterinária, na grande maioria das vezes, atua em clínicas veterinárias e em pet shops. No entanto, as oportunidades são muito mais amplas, podendo atuar em hospitais veterinários, haras, fazendas, parques, zoológicos, laboratórios e serviços públicos como o controle de zoonoses.
Ainda com dúvidas sobre o curso técnico em veterinária? Acesse as perguntas frequentes sobre o curso. clique aqui
Técnico em Veterinária é profissão promissora
Se você pretende empreender e abrir seu próprio negócio, com certeza o mercado pet é bastante promissor. Você não precisa ser veterinário para ter uma clínica ou um pet shop. Para o atendimento clínico e cirúrgico, certamente você precisará contratar esse profissional. No entanto, o conhecimento adquirido no curso técnico em veterinária já lhe dará bastante conhecimento para abrir sua empresa no ramo.
A cada dia contando com mais inovações, o mercado de pet shop no Brasil tem se mostrado um segmento promissor para os empreendedores. Afinal, com tantos animais de estimação nos lares brasileiros, há cada vez mais gente investindo em produtos e serviços destinados a cães e gatos.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) com dados de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em setembro de 2020, 46,1% dos lares brasileiros – o que equivale a 33,8 milhões – possuíam pelo menos um cachorro. Também 19,3% dos domicílios contavam com ao menos um gato: eram 14,1 milhões de casas com felinos. Devido a números tão altos, os investimentos em pet shops, produtos e serviços relacionados aos cuidados com os animais de estimação também vêm crescendo.
Vale destacar que esse setor não vem sendo afetado nem mesmo pela crise econômica. O que é uma boa notícia para quem tem o curso de técnico em veterinária e pode encontrar diversas oportunidades de trabalho, atuando como promotores técnicos de grandes laboratórios, fornecedores de medicamentos e produtos de nutrição animal.
Ao concluir o curso, você pode, ainda, ser representante específico de uma marca ou atuar em distribuidoras de produtos veterinários, que também tem aumentado sua busca por profissionais do ramo.
Veja as dúvidas mais frequentes sobre o curso técnico em veterinária?