O setor de estética é um dos que mais crescem no Brasil atualmente, mesmo em meio à crise. E um mercado em alta tende a despertar o interesse de novos empreendedores, abrindo novos postos de emprego.
Para tanto, um curso técnico em estética tem sido o diferencial para muitos, já que se trata de uma modalidade de ensino rápida, focada na realidade do mercado e com alto retorno para o aperfeiçoamento profissional do indivíduo.
E, caso você ainda tenha dúvidas a respeito de um curso técnico e o que ele pode fazer pela sua carreira, continue com a leitura deste artigo. Ao longo dele, vamos solucionar todas as dúvidas de quem já demonstrou interesse no curso técnico em estética da Famesp.
Confira!
Posso realizar a transferência do curso que faço pelo curso técnico em Estética da Famesp?
Sim, sem problema algum. Basta realizar a transferência entregando o conteúdo programático do curso anterior e o seu histórico parcial junto com os seus documentos pessoais na secretaria da Famesp que a transferência pode ser efetuada.
Quais os períodos disponíveis?
O curso técnico em Estética, dividido em 3 módulos semestrais — totalizando 18 meses —, é oferecido nos 3 períodos do dia, sendo:
- Período da manhã: das 8h às 11h30
- Período da tarde: das 14h às 17h30
- Período da noite: das 19h às 22h30
Onde o curso é realizado?
Na sede da Famesp, localizada na Avenida Jabaquara, 1314 — Jabaquara. São Paulo/SP.
Existe a possibilidade de cursar o Técnico em Estética em regime semipresencial ?
Não, os cursos técnicos da Famesp só são realizados presencialmente, não oferecendo a possibilidade de regimes semipresenciais ou EAD.
Qual é a periodicidade das aulas?
O curso é presencial e acontece de segunda a sexta no período manhã, das 8h às 11h30, tarde das 14h às 17h30 e noite, das 19h às 22h30.
Posso exercer atividades profissionais no segmento ao concluir o curso técnico?
Sim. A grade curricular do curso técnico em estética promove o conhecimento em diferentes áreas de especializações. Assim, os alunos chegam mais preparados no mercado de trabalho e cientes de onde podem exercer as suas atividades.
Por meio da vivência prática do curso, cujas aulas são realizadas em uma ótima infraestrutura de laboratórios (incluindo um laboratório capilar), os alunos irão desenvolver conhecimentos para atuar em:
- Clínicas e centros estéticos;
- Clínicas dermatológicas;
- Clínicas de cirurgia plástica;
- Academias, Spas e salões de beleza;
- Fabricantes de cosméticos;
- Fabricantes de equipamentos de eletroestética.
Além disso, o profissional pode sempre montar o seu negócio próprio ou mesmo atender em domicílio a sua clientela.
Como é o mercado de trabalho para o profissional em estética?
Atualmente, o país acumula mais de 6 mil profissionais atuantes no ramo — e não apenas os profissionais com o nível técnico em estética. Motivos para essa alta concentração de profissionais não faltam: afinal, trata-se de um dos setores mais sólidos do Brasil, aparentemente, imune aos efeitos de crise econômica. Com isso, mais empreendedores focam suas atenções nesse mercado.
Principalmente porque não faltam atividades para o profissional técnico em estética. Ao longo do curso, ele vai aprender toda a base teórica e prática para lidar com a operação de equipamentos para a realização de procedimentos estéticos, além da aplicação de massagens e outras técnicas.
Gostaria de saber quais conhecimentos vou adquirir com a realização do curso…
O curso foi inteiramente planejado para capacitar os profissionais imediatamente, mas com foco também nas tendências mercadológicas.
Por isso, nos 18 meses de curso, os alunos terão contato com as seguintes disciplinas:
- Anatomia e Fisiologia Humana – 80h;
- Cosmetologia Aplicada – 80;
- Estética Corporal – 240h;
- Estética Facial – 240h;
- Gestão e Cosmetologia – 80h;
- Língua Portuguesa – 40h;
- Microbiologia e Imunologia – 80h;
- Nutrição Estética – 80h;
- Patologia Aplicada – 80h;
- Primeiros Socorros – 40h;
- Psicologia e Ética – 40h;
- Tecnologia Estética – 80h;
- Terapias Complementares – 40h;
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 120h.
Mesmo sem o Enem eu consigo me matricular?
Sim, o Curso Técnico em Estética não depende, obrigatoriamente, da realização do Enem. Abaixo, você confere quais documentos são necessários para a realização da matrícula:
- Cópia autenticada ou simples com apresentação do documento original;
- Certificado de conclusão do curso de Ensino Médio e Histórico Escolar (ou Declaração de Matrícula do 2º ou 3º ano do Ensino Médio);
- RG (Cédula de identidade);
- CPF;
- Título de eleitor (somente aos maiores de 18 anos);
- Prova de quitação com o serviço militar para maiores de 18 anos (sexo masculino);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência com CEP;
- Duas fotos 3×4 recentes e iguais.
Preciso ter formação na área da saúde para trabalhar com os aparelhos utilizados em sala de aula no curso técnico?
Não, o próprio curso técnico vai ensinar os alunos a operar os equipamentos, garantindo o conforto, bem-estar e segurança dos pacientes.
E então, conseguiu tirar suas dúvidas a respeito do curso técnico em estética? Aproveite e matricule-se agora mesmo para mudar sua carreira e entrar nesse mercado de trabalho que cresce ano após ano!