Na medida que a medicina diagnóstica evolui, o mercado também necessita de uma especialização à altura dos novos desafios mercadológicos. E é aí que reside um dos grandes diferenciais do curso Técnico em Radiologia.
Se você estava em dúvida a respeito do que precisa para se tornar um profissional capacitado a lidar com a rotina desse segmento do mercado, nós tiramos todas as suas dúvidas neste artigo! Confira, a seguir, as respostas para as principais dúvidas de quem deseja realizar um curso técnico em radiologia!
Diferença: Técnico do Tecnólogo
Como é o mercado de trabalho de um profissional de radiologia?
Dinâmico e em constante evolução, o mercado de trabalho exige que os seus profissionais sejam devidamente capacitados em diferentes frentes para lidar com a rotina no setor.
Para isso, o curso técnico em radiologia oferece condições diferenciadas para que o aluno adquira os principais conhecimentos — teóricos e práticos — para atuar em hospitais, clínicas especializadas, indústrias de equipamentos, empresas de serviços e insumos e em processos administrativos da área.
Isso tudo desempenhando uma série de atividades, como:
- Posicionamento do paciente;
- Preparação do paciente e do ambiente para a realização de exames por imagem;
- Operação dos equipamentos;
- Aplicação de medidas específicas à proteção radiológica;
- Atividades de aquisição e manipulação de imagens analógicas e digitais, registradas em filmes ou arquivos.
Quais são os diferenciais do curso técnico em radiologia?
O curso técnico da Famesp se diferencia por oferecer aulas práticas em salas inteiramente equipadas com simuladores, laboratórios de imaginologia e de anatomia, além da estação de trabalho para manipulação e tratamento das imagens digitais. Assim, os alunos são desafiados continuamente para lidarem com todas as exigências da profissão de sua escolha.
Vale se atentar que, diferente da maioria dos cursos técnicos, o curso técnico em radiologia, pode se tratar de uma área da medicina diagnóstica e lidar diretamente com o público dentro de clínicas e hospitais, só pode ser realizado por maiores de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Médio.
O curso em radiologia é técnico ou profissionalizante?
O curso em radiologia da Famesp é técnico. A profissão de técnico é reconhecida pelo conselho regional da radiologia, enquanto ainda não há liberação e regulamentação de curso profissionalizante na área. Vale lembrar que um curso profissionalizante é voltado para áreas básicas de atuação e, para áreas que direcionam técnicas específicas, é necessário o título de técnico ou auxiliar. Por isso o curso da Famesp é técnico.
Qual a diferença do técnico e do tecnólogo?
A grande diferença é que o curso técnico não é uma modalidade de nível superior, enquanto o tecnólogo é reconhecido pelo MEC como uma modalidade de ensino de nível superior.
Quais matérias compõem o curso técnico em radiologia?
Em um total de 1.600 horas de curso, divididas em 18 meses, a grade curricular é disposta da seguinte maneira:
Módulo I
- Anatomia e Fisiologia Humana
- Anatomia Radiológica
- Física Aplicada e Radiológica
- Fundamentos em Radiologia Médica e Industrial
- Introdução às Técnicas Radiológicas
Módulo II
- Mamografia e Densitometria Óssea
- Patologia Aplicada
- Proteção e Higiene das Radiações
- Psicologia, Ética e Comunicação Organizacional
- Técnicas Radiológicas
Módulo III
- Meios de Contraste e Hemodinâmica
- Radioterapia e Medicina Nuclear
- Radiologia Odontológica e Veterinária
- Semiotécnica e Primeiros Socorros
- Simulação dos Posicionamentos Radiológicos
- Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética
Posso fazer a transferência do meu curso técnico atual para o curso técnico em radiologia da Famesp?
Sem problema algum. Para realizar a transferência, é simples: basta entregar o histórico parcial e o conteúdo programático, além dos seus documentos pessoais, na secretaria da Famesp para prosseguir com a transferência.
Tenho formação de nível superior em cursos similares. Consigo eliminar algumas matérias ao me matricular no curso técnico em radiologia?
Também não há problemas com isso. O procedimento é o mesmo que no caso da transferência – entregar o histórico, o conteúdo programático e os seus documentos pessoais na secretaria da Famesp para prosseguirmos com a equivalência de disciplinas.
Onde o curso é realizado?
O curso técnico em radiologia é realizado nas instalações da Famesp, localizada na Avenida Jabaquara, 1314 — Jabaquara. São Paulo/SP, próximo à estação Saúde do metrô.
E então, conseguiu tirar suas dúvidas a respeito do curso técnico em radiologia? Aproveite e matricule-se agora mesmo para mudar sua carreira e entrar nesse mercado de trabalho que cresce ano após ano!