campanha-medula-ossea-visita-hemocentro-famesp

Doação de Medula Óssea -
Famesp e Hemocentro

São pequenos gestos que fazem a diferença e em menos de 4 horas, tivemos 375 novos cadastros. A FAMESP agradece de coração a todos que compareceram e fizeram o seu cadastro. ♥

No dia 25 de maio realizamos no pátio da FAMESP uma campanha solidária, junto com o Hemocentro, para cadastro de medula óssea, uma ação idealizada e organizada pela Coordenadora do Curso Técnico em Radiologia, Professora Renata Sales.

A busca pela conscientização sobre doações de medula óssea é constante, pois muitos pacientes precisam de transplante e as chances de compatibilidade com parentes próximos é baixa. Assim, é essencial divulgar as campanhas de doação e nós, da Famesp, agradecemos todo o apoio e participação.

O nosso organismo tem capacidade de rejeitar os tecidos estranhos ao corpo. No caso do transplante da medula óssea, tem um índice muito alto de rejeição e por isso é tão difícil encontrar em doador compatível. Por isso que TODA DOAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.

 Para um paciente, você pode representar a única possibilidade de cura 

Visite o Hemocentro:santacasa-hemocentro-famesp

O Hemocentro recebe grupos de estudantes para conhecer o processo de doação e fracionamento do sangue. Visite o Hemocentro para saber mais, entender a doação de medula óssea e se tornar um doador.

Confira as informações técnicas em relação ao cadastro e doação de medula óssea:

O QUE É MEDULA ÓSSEA?

A médula óssea é uma parte interna de nossos ossos, e é nela que se encontram as células que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Devido a algumas mutações, alguns pacientes, sejam crianças ou adultos, apresentam doenças graves, como leucemia ou aplasia de medula, que muitas vezes necessitam de transplante. 

A conscientização para Doação de Medula Óssea é importantíssima, uma vez que os pacientes precisam apresentar alta compatibilidade com o possível doador. Este procedimento é indicado para o tratamento de cerca de 80 doenças. 

COMO É FEITO O CADASTRO DE DOADOR?

O doador preenche uma ficha com dados pessoais e o Hemocentro realiza a coleta de aproximadamente 10 mL de sangue. Assim é identificado o tipo de medula do doador e, sendo compatível, ele é chamado para exames confirmatórios e uma avaliação médica.

Os primeiros testes de compatibilidade são feitos entre irmãos do paciente, e a estatística é de apenas 25% de sucesso. O doador cadastrado só é acionado quando há compatibilidade, e assim são feitos exames para confirmar a possibilidade da doação. Na maioria dos casos, as doações são realizadas em ambientes laboratoriais com coleta. 

REQUISITOS PARA SER UM DOADOR:

  • Bom estado de saúde
  • Ter entre 18 e 54 anos e 11 meses
  • Não ter doenças infecciosas ou incapacitantes
  • Não ter histórico de doenças neoplásicas (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico 

Curso Técnico em Análises Clínicas da Famesp

O curso também é popularmente conhecido como Patologia Clínica ou Técnico de Laboratório. Em 18 meses, você aprende a preparar e processar amostrar biológicas nos laboratórios, tem vivência de práticas de coleta e análise e participa de projetos sociais, mostras, eventos e estágio para aprender a profissão no dia-a-dia. Entre as áreas de atuação estão indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas, laboratórios de instituições de ensino privadas ou públicas, produção de reagentes para laboratórios, e muito mais.

Curso Técnico em Radiologia da Famesp

A radiologia é uma área que contempla a tecnologia em prol da saúde e forma profissionais para realizarem e operarem exames de diagnóstico por imagem. A Famesp acredita que o foco na prática é a chave para o aprendizado dos alunos e, por isso, o curso Técnico em Radiologia é voltado para a realização das principais técnicas da profissão, com aulas práticas desde o primeiro módulo. A estrutura também faz toda a diferença e as salas são equipadas com simuladores que não emitem radiação e possibilitam o exercício das técnicas básicas e avançadas na área.

Alunos de Biomedicina FAMESP no Hemocentro.

Na última semana de março os alunos do curso de Bacharelado em Biomedicina da Famesp, visitaram o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo.

Nessa visita conheceram a estrutura do local e se sentiram acolhidos e envolvidos pela ação. De uma forma linda e cheia de amor alguns alunos realizaram o cadastramento no banco de medula.

Parabéns pela iniciativa alunos e professores, vocês são demais