No curso Técnico de Design de Interiores o aluno pode aprender a planejar e organizar um ambiente, valorizando a sua estética e beleza.
Para atuar como técnico em design de interiores, além de um gosto pela beleza e estética dos ambientes, é preciso também uma facilidade de entender as necessidades e vontades do cliente. Afinal, não basta fazer um projeto bonito, ele precisa estar de acordo com as expectativas e os gostos do cliente. Confira neste post qual o mercado de trabalho, salários, vagas e disciplinas de um curso técnico em design de interiores.
Designer X técnico em design de interiores
Em dezembro de 2016, por meio da Lei Nº 13.369, foi regulamentada a profissão de designer de interiores. Ainda assim, muita gente tem dúvidas se o técnico em design de interiores também pode ser chamado de designer. Por isso, é importante esclarecer que a profissão de designer de interiores é reconhecida por esse título, independentemente da formação.
Como opção de formação, existem cursos técnicos, tecnólogos e graduação na área. A escolha pelo curso é sua e deve considerar seu objetivo, tempo e valor financeiro disponível. Em geral, os cursos técnicos em design de interiores são mais voltados à prática e ao mercado de trabalho. Já os cursos de nível superior, categoria na qual estão os tecnólogos, é possível atuar também no meio acadêmico, seja como pesquisador ou como professor da área.
O que faz o técnico em design de interiores?
O técnico em design de interiores projetará ambientes utilizando como base informações fornecidas pelos clientes e que tenham como principal norte os gostos de quem está solicitando o projeto.
Todos os projetos elaborados têm por objetivo preservarem a beleza do ambiente e também sua ergonomia para que possam garantir conforto.
O que esperar de um curso técnico em design de interiores
O curso Técnico em Design de Interiores costuma durar cerca de um ano. Ao longo desse período, o aluno passa por módulos de aprendizagem que vão desde o desenho até o desenvolvimento de projetos. Ele terá disciplinas em que aprenderá técnicas de desenho e ilustração. Também terá matérias com foco na tecnologia aplicada ao design de interiores, incluindo softwares e aplicativos disponíveis no mercado, como Autocad e Sketchup (3D).
Entre as disciplinas teóricas do curso técnico em design de interiores estão:
- História da arte;
- Linguagem técnica;
- Representação gráfica espacial;
- Conforto ambiental;
- Ergonomia, entre outras.
Vale lembrar que todas essas disciplinas, embora teóricas, também têm um direcional de aplicação nos projetos. Ao longo do curso Técnico em Design de Interiores, o aluno terá a oportunidade de conhecer as tendências da área, o que será de grande valia no exercício da profissão.
O que o técnico em design de interiores estuda?
O técnico de design de interiores estuda sobre representação gráfica, história da arte, aplicações de materiais, ergonomia aplicada a design de interiores, ilustração de projetos e outros conteúdos o que o permitirão adquirir o conhecimento necessário.
Todos esses conteúdos são divididos em diferentes matérias.
DURAÇÃO – TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES – 880 horas
O curso Técnico em Design de Interiores tem duração de 12 meses. Sua carga horária total é de 880h divididas em 2 módulos.
Módulo I – Desenhista Projetista
- Aplicativos Informatizados: Software Autocad
- Composição e Projetos de Interiores I
- Estudos e Aplicação dos Materiais de Revestimento e Noções de Conforto Ambiental
- História da Arte, do Design e do Mobiliário
- Linguagem Técnica e Projetiva Aplicada ao Design de Interiores
- Representação Gráfica
Módulo II – Técnico em Design de Interiores
- Aplicativos Informatizados: Software Autocad
- Aplicativos Informatizados: Software Sketchup
- Composição e Projetos de Interiores II
- Ergonomia Aplicada em Design de Interiores
- Gestão, Ética e Comunicação Aplicada ao Design de Interiores
- Ilustração de Projeto e Portfólio
- PROJETO INTEGRADOR
Onde fazer o curso técnico design de interiores?
O local onde será realizado o curso de design de interiores precisa ser em uma instituição reconhecida e que capacite adequadamente o profissional para o mercado de trabalho. A Famesp atende a esse requisito e alguns outros como ter profissionais altamente qualificados para ministrar as aulas.
A Famesp está localizada na zona sul de São Paulo, pertinho do metrô Saúde e Praça da Árvore.
Qual o valor do curso técnico design de interiores?
O valor da mensalidade do design de interiores é de R$ 392,00.*
*Valor para pagamento até o dia 08 de cada mês.
Como ser um bom técnico em design de interiores?
Para ser um bom técnico em design de interiores o profissional precisa ter gosto pela área, se interessar por decoração, ser organizado, gostar de desenhar e saber combinar cores. Veja o porquê dessas aptidões.
- Gostar da área: se vai trabalhar em qualquer área, é preciso gostar dela para poder desenvolver um bom trabalho. Sem que haja um mínimo interesse, não conseguirá desenvolver os projetos.
- Se interessar por decoração: a decoração é uma questão de moda e está sempre mudando, por isso, é necessário sempre pesquisar sobre novas tendências para se manter atualizado. Dessa forma, é possível atender bem aos clientes e entregar para eles os melhores ambientes.
- Ser organizado: a organização é fundamental para esse profissional, pois, será ela que dará insumos para que se possa trabalhar os ambientes e o otimizar da melhor maneira.
- Gostar de desenhar: os projetos precisam ser detalhados, visando a uma perfeita execução e permitindo que o cliente entenda o que está sendo proposto.
- Saber combinar cores: o técnico em design de interiores precisa harmonizar os ambientes e não basta apenas colocar móveis e objetos decorativos, as cores devem transmitir uma sensação e transmitir uma ideia.
Onde trabalha um técnico em design de interiores?
O técnico em design de interiores pode optar por trabalhar de diferentes maneiras. Se escolher ser autônomo, precisará buscar os seus clientes, o que muitas vezes pode ocorrer em parceria com lojas e profissionais da construção civil.
Se optar por ser funcionário de alguma empresa, tem diferentes opções, como lojas de móveis e decoração, em escritórios de design e arquitetura, em empresas especializadas em projetos de interiores, em imobiliárias, construtoras, entre outros.
Técnico em design de interiores vai além da decoração
Em geral, é o gosto pela decoração que desperta o interesse pelo curso técnico em design de interiores, mas a atuação do designer vai além disso e de um apurado senso estético.
Ao elaborar, projetar, executar e acompanhar projetos de interiores, o técnico em design de interiores deve pensar na funcionalidade, na ergonomia e no conforto do espaço e, principalmente, conseguir captar o que o cliente tem em mente e transformar esse sonho em realidade.
Por isso, a interação com o cliente é um ponto bastante sensível da formação. Se você tem qualquer dificuldade em lidar com críticas, ao longo do curso, aprenderá a receber avaliações de maneira positiva. Em sala de aula terá ainda, a oportunidade de praticar como entregar um projeto, equilibrando o domínio técnico em design de interiores e o que o cliente deseja.
Afinal, o melhor projeto é aquele que consegue aliar o conhecimento profissional às expectativas do cliente. Você estará bem preparado para orientá-lo, atendendo assim o que a pessoa procura ao contratar um profissional. O esperado é que o técnico em design de interiores compreenda o estilo do cliente e traduza isso em opções viáveis no projeto.
E se o técnico em design de interiores não quiser atuar na área?
Há quem pense em fazer um curso técnico em design de interiores e não queira atuar na área e não há nenhum problema nisso. Afinal, conhecimento nunca é demais e você poderá aplicar o que aprendeu na sua casa mesmo.
Imagine comprar um imóvel e usar tudo que aprendeu sobre decoração no seu próprio espaço. Ou conseguir reconhecer o seu estilo e comprar os móveis e objetos dos sonhos e que combinam direitinho com a sua casa! Tudo isso é possível para quem faz o curso de design de interiores.
Quer saber mais sobre a área? Chame a gente no Whats!
Nosso WhatsApp
11 99725-8079
Tem alguma dúvida sobre a área de Design de Interiores?
Veja as dúvidas mais frequentes sobre o curso