Curso Técnico em Análises Clínicas: Saiba tudo sobre o curso

curso técnico análises clinicas - Famesp

O curso Técnico em Análises Clínicas forma profissionais que conseguem diagnosticar doenças por meio de análises realizadas em laboratórios. O profissional segue especificações para que possam ser realizados os exames seguindo todas as exigências legais necessárias.

A mudança nos hábitos alimentares nas últimas décadas, o aumento do sedentarismo e o impacto disso nas condições de vida em geral têm nos levado a uma preocupação maior com a saúde. E, para que os diagnósticos médicos possam ser feitos com precisão, é preciso que os exames laboratoriais sejam bem feitos e é aí que entra a atuação do técnico em análises clínicas, função também conhecida como técnico em laboratório.

O que faz um Técnico em Análises Clínicas?

O Técnico em Análises Clínicas faz exames laboratoriais, analisando os exames e emitindo um parecer sobre eles. Ele deve saber operar os equipamentos necessários e também lidar com o público, uma vez que pode ter contato direto com os pacientes.

Por ser responsável por resultados de exames que auxiliam os médicos a tratar seus pacientes precisam ter muita responsabilidade nas suas atividades. Dentre as funções exercidas, podemos citar:

  • Coleta de sangue;
  • Realizar testes de laboratório;
  • Conduzir exames, sempre levando em consideração as orientações médicas;
  • Manter o paciente orientado sobre o processo que está sendo feito;
  • Auxiliar no diagnóstico de doenças;
  • Manusear e garantir o funcionamento dos equipamentos do laboratório.

Qual o valor do curso Técnico em Análises Clínicas?

O valor cheio da mensalidade é de R$ 499,00, mas realizando o pagamento até o dia 8 de cada mês, a mensalidade sai por R$ 369,00.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO E GARANTA A SUA MATRÍCULA!

Como tirar o registro de Técnico em Análises Clínicas?

O profissional que deseja atuar como Técnico em Análises Clínicas pode solicitar o seu registro junto no Conselho Regional de Farmácia do estado.

Quais qualidades preciso ter para ser um bom técnico em análises clínicas?

Para ser um bom técnico em análises clínicas, além de conhecimento, é preciso ter bastante facilidade de concentração e gostar de ficar em silêncio. Já para os técnicos em análises clínicas que fazem coleta de materiais para exame, é importante que saiba se comportar e orientar o paciente da melhor forma possível. Entenda um pouco melhor sobre esses comportamentos.

  • Facilidade de concentração: por realizar análises minuciosas, esse profissional precisa estar bastante concentrado para que os laudos sejam precisos. Qualquer distração pode fazer com que os resultados sejam alterados.
  • Ficar em silêncio: os laboratórios são locais silenciosos para que os profissionais possam se concentrar no seu trabalho.
  • Saber lidar com os pacientes: deve-se ter o poder de comunicação para orientar os pacientes sobre os exames que estão sendo realizados e como esse deve se comportar.
  • Gostar de aprender: para que possa crescer na carreira e até mesmo esteja atualizado com novas tecnologias e doenças, a capacitação constante é necessária.

Onde trabalha um Técnico em Análises Clínicas?

O Técnico em Análises Clínicas pode atuar em diversas áreas e, apesar de quase sempre a profissão ser lembrada atuando em laboratórios de análises, existem outras possibilidades.

O mercado de trabalho para os Técnicos de Análises Clínicas é bem maior que isso. Além dos laboratórios em si, é possível atuar em:

  • Hospitais;
  • Postos de atendimento de saúde;
  • Clínicas;
  • Indústria cosmética, alimentícia e farmacêutica;
  • Instituições de ensino.

Vagas para Técnico em Análises Clínicas

Apesar de outros profissionais da saúde poderem exercer as funções de análise clínica, esse profissional é o mais capacitado para tal, uma vez que teve uma formação específica.  Tanto que sem que haja um especialista na área, seria inviável a realização e análises de exames.

Apesar de ainda não haver um conselho específico para esses profissionais, os Conselhos Regionais de Farmácia, de acordo com o Decreto 20.377 podem registrar os profissionais. Isso demonstra que a profissão é necessária e que segue especificações claras.

Técnico em Análises Clínicas é profissão em alta

Com o avanço da medicina, cada vez mais se busca a cura ou o tratamento para diversas doenças e, para detectá-las, exames clínicos são necessários.

Por conta disso, o trabalho do técnico em análises clínicas é indispensável e cada vez mais há uma demanda por eles no mercado de trabalho.

Terminei o curso Técnico em Análises Clínicas. E agora?

Em primeiro lugar, é importante que, antes de finalizar o curso técnico em análises clínicas, você já tenha feito outros estágios, além do supervisionado. Isso lhe dará ideia de área que você quer atuar e dos seus próximos passos na carreira.

Depois de concluir o curso técnico em análises clínicas, você estará devidamente preparado para buscar uma boa colocação na área. Isso porque terá todos os conhecimentos necessários para concorrer às melhores vagas do mercado.

Além do crescimento dentro de sua própria formação como Técnico em Análises Clínicas

Técnicos em Análises Clínicas podem trabalhar como concursados em análises clínicas, podendo chegar a um patamar de liderança. É possível também continuar buscando outros cursos na área e até mesmo uma graduação. Se você se identifica com as ciências biológicas e com os ambientes de laboratório, o curso superior em biomedicina pode ser uma opção.

Além das instituições privadas, existem os concursos públicos a que você pode se candidatar para atuar como técnico de análises clínicas. Fique bastante atento à descrição e exigência da vaga. Alguns editais ainda citam a profissão como “técnico de laboratório”, denominação popular e mais antiga do que a atual. Em alguns casos, há também vagas listadas como analista ou supervisor de laboratório em que o curso técnico em análises clínicas é uma das exigências.

Quer saber mais sobre a área? Chame a gente no Whats!

whatsapp-famesp

Nosso WhatsApp
11 99725-8079