Curso Técnico em Estética: Saiba tudo sobre o curso

curso tecnico estetica

O curso Técnico em Estética forma profissionais que atuarão com a beleza e bem-estar, utilizando técnicas de procedimentos estéticos e equipamentos voltados para essa finalidade.

Esse é um setor que está em amplo crescimento, uma vez que as pessoas buscam por procedimentos para que possam se sentir cada vez mais bonitas. Com o investimento na área, surgem novos procedimentos a cada dia que requerem profissionais especializados para lidar com eles.

O que faz o técnico em estética?

O técnico em estética é o profissional responsável por operar equipamentos na realização de procedimentos estéticos, aplicar massagens e outros procedimentos. Ele é responsável por garantir que os procedimentos realizados sejam feitos com segurança, visando preservar a integridade de quem está passando por ele.

É de responsabilidade desse profissional entender as necessidades de cada cliente, indicando o procedimento mais adequado e fazendo a aplicação.

O que o técnico em estética estuda?

Durante o curso, o aluno estudará diferentes conteúdos que permitam a sua capacitação como anatomia e fisiologia, estética corporal e facial, nutrição estética, terapias complementares, entre outros.

Antes de partir para o aprendizado de técnicas e procedimentos estéticos, sejam eles faciais ou corporais, o técnico em estética também passa por aulas que visam ensinar sobre a anatomia e fisiologia humana, cosmetologia aplicada, microbiologia, imunologia e até mesmo primeiros socorros.

Uma disciplina bem importante é a que trata da tecnologia no universo da estética. Isso porque o mercado da beleza está em constante evolução, seja em técnicas e procedimentos quanto nos equipamentos a serem utilizados. Por isso, além do curso técnico em estética, é importante pesquisar e ler bastante sobre o tema, para estar informado sobre as novidades, aprender sobre elas e poder oferecê-las como um diferencial.

Além das disciplinas, procure sempre por um curso que contemple um estágio supervisionado em sua matriz curricular. Isso lhe trará experiência e até mesmo o ajudará a decidir em quais áreas e procedimentos prefere atuar.

Todo esse conhecimento é dividido por matérias.

DURAÇÃO – TÉCNICO EM ESTÉTICA –  18 meses, 1320 horas

Módulo I

  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • Estética Facial
  • Introdução à Cosmetologia
  • Microbiologia e Imunologia
  • Patologia Aplicada

Módulo II

  • Cosmetologia Aplicada
  • Estética Corporal
  • Estética Facial
  • Psicologia, Ética e Comunicação Organizacional
  • Tecnologia Estética

Módulo III

  • Bem-estar e Saúde
  • Estética Corporal
  • Estética Facial
  • Nutrição Estética

Onde fazer o curso técnico em estética?

É preciso que a instituição de ensino escolhida para realizar o curso e técnico em estética seja reconhecida e possua infraestrutura para que o aluno aprenda tudo o que precisa. A FAMESP é uma boa opção e conta com profissionais altamente qualificados.

Estamos localizados na zona sul de São Paulo, pertinho do metrô Saúde e Praça da Árvore.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO E FAÇA AGORA SUA MATRÍCULA

Qual o valor do curso técnico em estética?

O valor da mensalidade do curso Técnico em Estética é de R$ 369,00*
Existem turmas em três períodos: manhã, tarde e noite.
*valor para pagamento até o dia 08 de cada mês.

Como tirar o registro de técnico em estética?

O registro de técnico em estética pode ser solicitado ao Conselho Regional de Biomedicina. Após feito o registro, o profissional pode atuar de maneira legalizada. Entretanto, é preciso apresentar o diploma para que se consiga esse credenciamento.

Como ser um bom técnico em estética?

Para ser um bom técnico em estética é preciso que a pessoa goste de aprender e de cuidar das pessoas, tenha habilidade manual e perfeccionista. Entenda um pouco esses comportamentos.

  • Gostar de aprender: a todo o momento surgem novos procedimentos estéticos e são inseridos aparelhos no mercado. O técnico em estética precisa se atualizar constantemente para saber de todas as opções existentes e como utilizar cada uma delas.
  • Gostar de cuidar das pessoas: o cuidado com o próximo é fundamental uma vez que os procedimentos são realizados em outras pessoas. É preciso entender quais são seus anseios e dúvidas para solucionar e manter um bom relacionamento durante a realização dos procedimentos para que a pessoa se sinta confortável.
  • Ter habilidades manuais: os procedimentos exigem que se utilizem as mãos e em alguns casos, utilizam equipamentos auxiliares. No entanto, nos aplicados manualmente, como é o caso das massagens e, caso não haja habilidade a pessoa pode se machucar.
  • Se perfeccionista: a estética mexe com a autoestima do cliente e, por isso, é preciso cuidar para que todos os detalhes sejam minuciosos.

Onde trabalha um técnico em estética?

Como dissemos, com o mercado da beleza em alta, muitas são as possibilidades de trabalho para o técnico em estética. Há várias vagas de emprego para esses profissionais em:

  • Clínicas dermatológicas, atuando em procedimentos estéticos e faciais;
  • Academias, que buscam reunir, em sua estrutura, profissionais da área da saúde e estética, tornando-se um centro de beleza completo;
  • Spas que têm como serviço oferecido não somente os procedimentos estéticos, mas também os de relaxamento, que também podem ser exercidos por um técnico em estética;
  • Atendimento home care, que tem sido uma das mais buscadas em termos de atendimento autônomo;
  • Salões de beleza.

Em todos esses estabelecimentos, além de atuar na execução dos procedimentos estéticos, o técnico em estética também pode ser responsável por coordenar e supervisionar as atividades, pois os cursos o preparam para o ambiente da gestão. Isso porque muitos profissionais optam por empreender e abrir um negócio próprio.

O técnico em estética pode trabalhar seguindo as seguintes modalidades: ser contratado, atuar como autônomo ou  ser dono do seu próprio negócio. Muitas vezes, bate a dúvida se vale mais a pena atuar como funcionário dentro de uma clínica de estética, por exemplo, ou abrir seu próprio estabelecimento, o que exige mais investimentos.

Esta é uma escolha para a qual você pode se preparar ao longo do curso técnico em estética. No entanto, independentemente de atuar como contratado, autônomo ou dono do negócio, a formação em curso técnico em estética é fundamental.

Por isso, se você quer ingressar e ser bem-sucedido no mercado, é importante se planejar para fazer um curso técnico em estética. Depois de concluído, quem sabe o próximo passo pode ser uma graduação na área.

Técnico em estética é profissão em alta

No Brasil, são mais de 6 mil profissionais atuando na área estética. Isso considerando somente os que atuam dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Como este ainda é um mercado com bastantes profissionais informais, este número com certeza é bem superior, afinal, estima-se que existam cerca de 500 mil salões de beleza formais no País, sendo grande parte deles abrigando técnicos em estética.

No entanto, não se assuste, embora haja muitos técnicos em estética atuantes no mercado, o consumo na indústria da beleza só aumenta. Pesquisas apontam que, em um momento de crise, os brasileiros preferem diminuir suas despesas com lazer a deixar de investir em cosméticos, perfumaria e outros procedimentos estéticos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os brasileiros com renda entre dois e dez salários mínimos gastam 1,3% do que ganham mensalmente para cuidar dos cabelos e das unhas. É quase o dobro da despesa com arroz e feijão (0,68%). Os gastos com shampoo, condicionador, maquiagem (1,46 do salário) chegaram a ser quase a mesma coisa que se gasta com carne (1,73%).

Vale lembrar que, atualmente, alguns sindicatos de empregados da indústria da beleza estão propondo pisos, reajustes e benefícios da categoria. Além disso, desde o início deste ano, entrou em vigor uma lei que regulamenta a possibilidade de os profissionais que atuam nos salões de beleza optarem entre as regras da CLT ou em atuarem como parceiros, sem vínculo empregatício, mas por meio de um contrato pré-estabelecido.

Quer saber mais sobre a área? Chame a gente no Whats!

whatsapp-famesp

Nosso Whatsapp
11 99725-8079