Pós em Medicina Aeroespacial

Especializar-se na assistência ao paciente aeroremovido é um desafio para a equipe de transporte. Esse cuidado especializado só é possível por meio de um estudo sobre fisiologia de voo – que são as respostas do corpo humano às alterações de pressão atmosférica, temperatura e volume, decorrentes do voo, fundamentadas nas leis físicas gasosas, determinando como o organismo responde a essas alterações e seus efeitos sobre a tripulação aeroespacial e paciente (estresses de voo).

A equipe de saúde, composta por médico, enfermeiro e fisioterapeuta, que trabalha em aeronaves, ainda é recente em nosso país, tendo poucos cursos específicos na área e, na maioria das vezes, também tem sua formação voltada à área de urgência emergência, com experiência focada em cuidados a pacientes graves, que se encontram nas emergências e nas Unidades de Terapia Intensivas faltando, portanto, a vivência de cuidados à pacientes aeroremovidos.

O paciente aeroremovido necessita de profissionais atualizados e capacitados, e estes deverão estar preparados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis na aeronave para manter o paciente estável durante todo o voo e entregá-lo da melhor maneira possível, a partir da aplicação do conhecimento científico, principalmente sobre fisiologia de voo. Por isso, a importância de uma avaliação constante, seguindo protocolos mundialmente aceitos, como o do Colégio Americano de Cirurgiões – American Surgeons College, ACC (ATLSAdvanced Tauma Life Support) e Prehospital Trauma Life Support (PHTLS – NAEMT).

Os protocolos da American Heart Association – AHA, também se relacionam ao transporte de pacientes com o uso de aeronaves, considerando a epidemiologia relacionada às doenças cerebrovasculares e aos protocolos de atendimento nas emergências cardiológicas, aos recursos necessários no tratamento, frequentemente em áreas distantes, dadas as características continentais do país.

As Diretrizes públicas do ensino para a atuação em aeronaves e o adequado treinamento dos profissionais permitirá a organização do atendimento e controle de qualidade de todas as ações realizadas durante o processo de atendimento, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência com a utilização de aeronaves com asas rotativas e o transporte com aeronaves asas fixas, até a etapa final no ambiente hospitalar. Certamente, a implementação de cursos de especialização, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), cria uma estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS, fator motivador para a implementação do curso.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a FAMESP MED!

Pós em Medicina Aeroespacial

Especializar-se na assistência ao paciente aeroremovido é um desafio para a equipe de transporte. Esse cuidado especializado só é possível por meio de um estudo sobre fisiologia de voo – que são as respostas do corpo humano às alterações de pressão atmosférica, temperatura e volume, decorrentes do voo, fundamentadas nas leis físicas gasosas, determinando como o organismo responde a essas alterações e seus efeitos sobre a tripulação aeroespacial e paciente (estresses de voo).

A equipe de saúde, composta por médico, enfermeiro e fisioterapeuta, que trabalha em aeronaves, ainda é recente em nosso país, tendo poucos cursos específicos na área e, na maioria das vezes, também tem sua formação voltada à área de urgência emergência, com experiência focada em cuidados a pacientes graves, que se encontram nas emergências e nas Unidades de Terapia Intensivas faltando, portanto, a vivência de cuidados à pacientes aeroremovidos.

O paciente aeroremovido necessita de profissionais atualizados e capacitados, e estes deverão estar preparados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis na aeronave para manter o paciente estável durante todo o voo e entregá-lo da melhor maneira possível, a partir da aplicação do conhecimento científico, principalmente sobre fisiologia de voo. Por isso, a importância de uma avaliação constante, seguindo protocolos mundialmente aceitos, como o do Colégio Americano de Cirurgiões – American Surgeons College, ACC (ATLSAdvanced Tauma Life Support) e Prehospital Trauma Life Support (PHTLS – NAEMT).

Os protocolos da American Heart Association – AHA, também se relacionam ao transporte de pacientes com o uso de aeronaves, considerando a epidemiologia relacionada às doenças cerebrovasculares e aos protocolos de atendimento nas emergências cardiológicas, aos recursos necessários no tratamento, frequentemente em áreas distantes, dadas as características continentais do país.

As Diretrizes públicas do ensino para a atuação em aeronaves e o adequado treinamento dos profissionais permitirá a organização do atendimento e controle de qualidade de todas as ações realizadas durante o processo de atendimento, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência com a utilização de aeronaves com asas rotativas e o transporte com aeronaves asas fixas, até a etapa final no ambiente hospitalar. Certamente, a implementação de cursos de especialização, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), cria uma estrutura favorável para garantir o envolvimento dos órgãos formadores com as instâncias de gestão do SUS, fator motivador para a implementação do curso.

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Curso híbrido

Híbrida – Aulas presenciais, remotas (online e ao vivo) e EaD
Aulas presenciais (um encontro mensal das 08h às 18h), remotas (online e ao vivo) às quinta-feiras, das 19h às 23h, e aulas 100% EaD.

reconhecimento

Credenciamento MEC

DOU – Portaria nº 1478,
de 21 de dezembro de 2016.

Aproveite todos esses benefícios e garanta a sua vaga, todo o processo de matrícula pode ser feito online – de maneira simples e rápida, clique no botão abaixo.

Tem dúvidas sobre o curso? Chame agora no WhatsApp: (11) 99725-8079 que um especialista irá falar com você.

Sobre o Curso

Mercado em expansão

O promissor mercado nesta área culmina com os importantes investimentos do Governo Federal, em relação ao atendimento pré-hospitalar como um diferencial à sobrevida e ao prognóstico de vítimas de trauma e pacientes cardiológicos, gerando um interesse estratégico. A equipe de saúde que trabalha em aeronaves ainda é recente em nosso país, e são poucos profissionais que são qualificados para utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis para manter o paciente estável.

Adquira competências necessárias para o resgate aeroespacial

O curso visa instrumentalizar o aluno médico na área Aeroespacial com ênfase no resgate e transporte aeromédico a partir da abordagem do conhecimento específico, aplicado à Fisiologia da Altitude e peculiaridades na utilização de aeronaves de asas rotativas e fixas no resgate aeromédico e transferência inter-hospitalar, bem como os conhecimentos específicos das competências legais do médico e do enfermeiro, desde o resgate de vítimas em urgência e emergência, considerando a abordagem em cardiologia, trauma e agravos clínicos, até a etapa final no ambiente hospitalar.

Curso híbrido focado no aluno

O processo de ensino e aprendizagem do curso é totalmente focado no aluno. Levamos os melhores professores, temas atuais, material didático atualizado, tudo por meio de aulas teóricas online e  ao vivo e por encontros práticos ao longo do curso, realizadas por professores renomados, com total domínio de conteúdo e metodologia inovadora. A etapa prática se relacionará a ambientes simulados em sala de aula e em área aberta, além das visitas técnicas aos serviços de resgate e transporte terrestre e aeromédico (em solo, sem voo).

Coordenação do Curso

Edison Fiori Pimentel
Graduado em Medicina pela PUC de Sorocaba, Médico Cirurgião desde 1984, Pós-graduado em Medicina de Urgência e Emergência, Curso ACLS, ATLS, atua no setor de transporte aeromédico desde 2000, Instrutor de cursos de transporte aeromédico para a área da saúde e pilotos da aviação executiva. Professor do curso de Pós em Urgência, Emergência e Transporte Aeromédico, Uniararas. Coordenador Médico de pós-graduação Uniararas, Docente dos cursos de curta duração e Pós-graduação da FAMESP.

Joanderson Fernandez de Melo
Graduado em Medicina pela Faculdade do Vale do Sapucaí, Geriatria e Gerontologia pela Universidade Gama Filho, Pós-graduação em Medicina Aeroespacial pela Uniararas, Coordenador da UPA de Pouso Alegre, Médico do SAMU e Médico da Segunda Companhia de Operações Aéreas de Varginha, Coordenador da Urgência e Emergência do Hospital Renascentista. Docente dos cursos de curta duração e Pós-graduação da FAMESP.

Informações do curso

  • Matrículas abertas: previsão de início em 11 de janeiro/2025*
  • Duração de 08 meses;
  • A carga horária do curso é composta por 360 horas;
  • Curso Híbrido – Aulas presenciais (um encontro mensal das 08h às 18h), remotas (online e ao vivo) às quinta-feiras, das 19h às 23h, e aulas 100% EaD.
  • Público-alvo: Profissionais graduados em Medicina.
  • *A realização do curso é condicionada ao alcance do quórum mínimo de alunos. Reservas de hotel e passagens de avião devem ser adquiridas apenas após a confirmação da turma/curso.
  • Matrícula de R$ 300,00
  • Parcela Promocional: 10x de R$ 585,00*

*Valor com desconto para pagamento das parcelas até o quinto dia útil de cada mês.
** Veja em contrato o valor das parcelas para pagamentos realizados após o quinto dia útil de cada mês.

Matrícula: a matrícula é efetivada com o envio dos documentos pelo Portal do Aluno.

Os documentos necessários são:
– Certificado de conclusão do curso de Graduação e Histórico Escolar
– Cédula de identidade
– CPF Cadastro Nacional de Pessoa Física
– Comprovante de residência com CEP
– Foto 3×4

Núcleos Disciplinas Carga horária
Núcleo básico

40 horas

Anatomia e fisiologia aplicada ao transporte aeromédico 30 horas

EAD

Epidemiologia e estatística aplicada ao transporte aéreo 10 horas

EAD

Núcleo específico

280 horas

Equipamentos, sistemas e legislação em saúde, especificidades no transporte aéreo 30 horas

EAD

Assistência no transporte (PRÉ-VOO) I – Protocolos de atendimento no SBV em cardiologia 30 horas

(10 horas ao vivo)

(20 horas presencial)

Assistência no transporte (PRÉ-VOO) II – Protocolos de atendimento no SBV no trauma 30 horas

(20 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Assistência no transporte aéreo I – Protocolos de atendimento no transporte aéreo no SAV em cardiologia 40 horas

(30 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Assistência no transporte aéreo II – Protocolos de atendimento no transporte aéreo no SAV no trauma 40 horas

(20 horas ao vivo)

(10 horas EAD)

(10 horas presencial)

Assistência no transporte aéreo III – Protocolos do transporte aéreo nas urgências e emergências cardiológicas e traumáticas. Teórico 50 horas

(30 horas ao vivo)

(20 horas presencial)

Segurança, técnicas de sobrevivência e procedimentos de emergência aérea 20 horas

(10 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Núcleo avançado prático

100 horas

Visitas técnicas à Líder Táxi Aéreo (hangar em Congonhas), GRPAE São Paulo e/ou Campinas, SAMU de Taboão da Serra, Bandeirantes Remoções, Resgate do Rodoanel, Torre de controle e Workfire (Centro de treinamento em Guarulhos) 40 horas

(20 horas ao vivo)

(20 horas presencial)

Simulações práticas (na própria instituição ou durante as visitas técnicas, visando ao desenvolvimento de habilidades específicas referentes ao atendimento emergencial e transporte aeroespacial) 40 horas

(30 horas ao vivo)

(10 horas presencial)

Carga horária total do curso distribuída em 8 meses 360 horas

Clique aqui e confira o calendário pedagógico do curso!

Credenciamento Famesp
DOU – Portaria nº 1478, de 21 de dezembro de 2016.

Aproveite todos esses benefícios e garanta a sua vaga, todo o processo de matrícula pode ser feito online – de maneira simples e rápida, clique no botão abaixo.

Tem dúvidas sobre o curso? Chame agora no WhatsApp: (11) 99725-8079 que um especialista irá falar com você.

Localização

  • FAMESP – Av. Jabaquara, 1314. Metrô Saúde – SP