Tecnologia em Radiologia
O curso de Graduação Tecnológica em Radiologia forma os profissionais que operam equipamentos de raios-X e auxiliam os pacientes na realização dos exames.
Você já deve ter reparado, ao fazer um Raio-X, que são muitas as orientações para evitar que você se exponha à radiação por mais tempo do que é aconselhável, de forma a não prejudicar a sua saúde. Então, você deve estar se perguntando quais os riscos para quem trabalha nesta área.
Assim como para os pacientes, para os profissionais que atuam na área o que importa é o tempo de exposição à radiação ionizante. Por isso, a Lei nº 7.394/85 determina a jornada de trabalho destes profissionais seja de, no máximo, 24 horas semanais. Embora, nem sempre essa legislação seja aplicada, é importante que você a conheça, lembrando sempre que tanto o risco quanto a carga horária máxima são voltados apenas para as técnicas radiológicas expostas à radiação ionizante.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as atividades que expõem o trabalhador à radiação devem prever um adicional de insalubridade ou periculosidade ao profissional, ficando ao seu critério definir qual prefere receber. Pela legislação, o adicional de insalubridade é de 40% sobre o salário base da categoria. No caso da periculosidade, o adicional é de 30%, porém aplicado sobre a remuneração do profissional em radiologia e não sobre a base da categoria.
O que faz o Tecnólogo em Radiologia?
Ao atuar na área de diagnóstico por imagem, como na maioria dos procedimentos médicos, os exames oferecem alguns riscos, que precisam ser controlados pela presença de um tecnólogo em radiologia. Ele será responsável por:
- Orientar o paciente para que este fique na posição adequada;
- Operar os equipamentos;
- Aplicar as medidas indicadas e que garantam proteção contra a radiação;
- Avaliar as imagens obtidas;
- Manipular as imagens obtidas.
A responsabilidade dos tecnólogos em radiologia é grande. Com base nos exames coordenados por eles, os médicos tomam decisão de tratamentos e concluem o diagnóstico, ou seja, é preciso ser bastante concentrado, pois qualquer erro pode ter impacto direto na vida dos pacientes.
O que o Tecnólogo em Radiologia estuda?
O Tecnólogo em Radiologia estuda sobre Anatomia, Física, Fundamentos de enfermagem, Primeiro socorros, Tomografia, Imaginologia, Gestão dos equipamentos radiológicos, Mamografia, Radioterapia, Psicologia e outros assuntos que o permitirão ter um conhecimento completo. Para isso, ele deve participar das aulas que são divididas por matérias.
DURAÇÃO – TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA– 3.080 horas
O tempo de duração do curso é de 3 anos, dividido em 6 módulos, totalizando 3.080 horas.
Módulo A – Bases Tecnológicas
- Anatomia Humana: Musculoesquelético
- Anatomia Radiológica: Musculoesquelético
- Física Básica: Eletricidade e Magnetismo
- Física Radiológica
- Projeto Humanização: Atendimento ao cliente/paciente
Módulo B – Bases Tecnológicas
- Anatomia Humana dos Sistemas
- Anatomia Radiológica dos Sistemas
- Fisiopatologia
- Procedimentos Básicos e Saúde e Primeiros Socorros
- Projeto: Cuidados Básicos em Saúde
- Psicologia e Ética Profissional
Módulo C – Radiodiagnóstico Convencional
- Métodos de Diagnóstico por Imagem
- Proteção Radiológica e Legislações
- Técnicas Radiológicas Convencionais: Exames Contrastados
- Técnicas Radiológicas Convencionais: Musculoesquelético
- Técnicas Radiológicas Convencionais: Sistemas
Módulo D – Ressonância e Tomografia
- Processamento de Imagens
- Ressonância Magnética: Musculoesquelético
- Ressonância Magnética: Sistemas
- Tomografia Computadorizada: Muscoloesquelético
- Tomografia Computadorizada: Sistemas
Módulo E – Medicina Nuclear e Radioterapia
- Projeto: Tecnologia em Radiologia
- Protocolos em Medicina Nuclear
- Protocolos em Radioterapia
- Radiologia Odontológica
- Saúde Ambiental
- Tecnologia em Medicina Nuclear
- Tecnologia em Radioterapia
Módulo F – Métodos Específicos em Radiologia
- Densitometria
- Gestão e Supervisão em Radiologia
- Mamografia
- Radiologia Industrial
- Radiologia Intervencionista
- Radiologia Veterinária
Onde fazer o curso de tecnólogo em radiologia?
O curso de tecnólogo em radiologia deve ser feito em uma instituição renomada e que consiga preparar o aluno para os desafios do mercado de trabalho. O ideal é que durante o aprendizado o conhecimento não seja apenas teórico, mas que se tenha a oportunidade de praticar.
A Famesp possibilita aos alunos se prepararem para exercer as suas atividades e contam com estrutura completa e professores capacitados.
Estamos localizados em São Paulo, pertinho do metrô Saúde e Praça da Árvore.
Saiba todos os detalhes sobre o curso e matricule-se!
Qual o valor do curso de tecnólogo em radiologia?
O valor da mensalidade é de R$ 498,00 (válido para pagamentos até o dia 08 de cada mês).
Como ser um bom tecnólogo em radiologia?
Para ser um com tecnólogo em radiologia, é preciso que o profissional goste de lidar com pessoas, seja minucioso e esteja sempre disposto a aprender. Essas características são necessárias para que se desenvolva um bom trabalho.
- Lidar com pessoas: os pacientes precisam ser preparados e orientados sobre os exames que serão feitos. Portanto, cabe ao tecnólogo em radiologia realizar todos esses procedimentos.
- Ser minucioso: além do cuidado de posicionar a pessoa de maneira correta para realizar os exames, deve-se ser muito atento na análise das imagens. Conforme as observações nelas feitas é que se consegue detectar doenças e problemas de saúde.
- Estar disposto a aprender: quem atua na área da medicina deve estar sempre aprendendo devido ao fato de os avanços médicos serem frequentes em relação a novas doenças e a equipamentos.
Onde trabalha um tecnólogo em radiologia?
O tecnólogo em radiologia pode trabalhar em hospitais, clínicas de imagens, laboratórios, indústrias de equipamentos de radiologia, entre outros.
Tecnólogo em radiologia é profissão em alta
Com os avanços da medicina, cada vez mais são necessários exames para que se possa detectar determinadas doenças. Por conta disso, o raios-X tem sido utilizado com grande frequência, porém, para que esse equipamento seja operadora é preciso a presença de um profissional com diploma e conhecimentos necessários para realizar a atividade.
Outro ponto importante é que o raio-x não é utilizado somente na área de saúde como se pensa, possibilitando aos profissionais cada vez mais ampliarem o seu campo de atuação.
Formação no curso de Tecnologia em Radiologia garante várias oportunidades de trabalho
Ao concluir um curso de Tecnologia em Radiologia, você passa a ter uma formação de nível superior na área. Além de ser de curta duração, o curso de Tecnologia em Radiologia é mais direcionado à prática da profissão e, por isso, tem menos matérias de cunho teórico aprofundado.
Então, embora a formação seja mais longa – em média, são 3 anos de curso -, o tecnólogo em radiologia terá mais oportunidades de trabalho, seja atuando com técnicas e exames mais avançados, em cargos de supervisão, na docência ou, ainda, em pesquisas.
Nos concursos públicos, você poderá se candidatar a vagas de ensino superior. Além disso, poderá cursar uma especialização após terminar o curso, o que acrescentará melhoria em seu currículo e também aumento na sua remuneração como tecnólogo em radiologia.