Quer ingressar em um mercado de trabalho competitivo e com grandes possibilidades de desenvolvimento profissional? Com o curso Técnico em Farmácia, os alunos saem gabaritados para enfrentar com alto nível de competitividade as exigências desse campo de atuação.
E, para que você entenda as reais vantagens em realizar o curso, solucionamos neste artigo as principais dúvidas que você têm a respeito do curso técnico em farmácia. Confira!
Quais conhecimentos são recomendados para a realização do curso técnico em farmácia?
Durante o curso técnico em farmácia são abordadas todas as técnicas necessárias para a prática da profissão, desde o conhecimento básico até as suas práticas avançadas. Por isso, não é necessário ter conhecimentos específicos para a realização do curso – a única condição é que os alunos estejam devidamente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído o mesmo.
Para fazer o curso tem que ter o Ensino Médio completo?
A realização de um curso técnico independe de ter o Ensino Médio já concluído. Por isso, quem está matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio — ou que já tenha concluído o mesmo — está apto a realizar sua matrícula no curso técnico em farmácia.
A Famesp aceita a transferência externa de alunos para o seu curso técnico em farmácia?
Aceita. Para prosseguir com a transferência é necessário entregar o histórico parcial da antiga instituição, junto com o conteúdo programático e os seus documentos pessoais na secretaria da Famesp.
Como funciona o curso técnico em farmácia?
O curso tem duração de 18 meses. Os alunos podem escolher entre 3 opções de período para a realização de aulas, entre:
- Período da manhã: das 8h às 11h30;
- Período da tarde: das 14h às 17h30;
- Período da noite: das 19h às 22h30.
Com quanto tempo de curso posso atuar na área?
A partir do 2º módulo de curso o aluno já tem competências e habilidades suficientes para atuar na área, seja mediante o estágio supervisionado na área ou contratação efetiva de alguma empresa.
Menores de 18 anos podem realizar a matrícula ou somente com um responsável legal?
Nesses casos, a presença do responsável legal é necessária para efetivação da matrícula, bem como para a assinatura do contrato e os demais procedimentos.
O que vou aprender no curso técnico em farmácia?
O curso é dividido em 3 módulos, com aulas práticas em laboratórios para simular uma série de situações reais de trabalho. Sendo assim, o curso é dividido da seguinte maneira:
Módulo I
- Atendimento ao cliente, promoção e vendas em produtos farmacêuticos
- Cálculos Farmacêuticos e Bioestatística
- Farmacologia
- Farmacotécnica Alopática
- Morfologia e Fisiopatologia
- Primeiros Socorros e Biossegurança
- Química Analítica
Módulo II
- Cosmetologia
- Farmacotécnica dos Cosméticos
- Farmacotécnica Homeopática
- Gestão e Farmácia Hospitalar
- Homeopatia
- Microbiologia e Controle de Qualidade Microbiológico
- Química Orgânica
- Toxicologia
Módulo III
- Bioquímica
- Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos
- Deontologia e Legislação Farmacêutica
- Farmacognosia e Fitoterapia
- Farmacotécnica de produtos estéreis
- Nutrição e Dietética
- Tecnologia Farmacêutica
Qual é a realidade do mercado de trabalho?
O profissional, ao longo do curso técnico em farmácia, vai aprender toda a realidade do mercado. Com isso, sob a supervisão de um farmacêutico responsável, ele poderá atuar nos processos de fabricação, triagem, armazenamento, controle e venda de medicamentos, produtos farmacêuticos e cosméticos.Além dos seguintes campos de atuação:
- Drogarias e farmácias comerciais e hospitalares;
- Indústrias farmacêutica e de cosméticos.
E então, conseguiu tirar suas dúvidas a respeito do curso técnico em farmácia? Aproveite e matricule-se agora mesmo para mudar sua carreira e entrar nesse mercado de trabalho que cresce ano após ano!