O profissional em veterinária encontra um amplo repertório de atividades e segmentos dos quais ele pode colocar seus conhecimentos à prova. A melhor parte disso é que o Curso Técnico em Veterinária ajuda a qualificar e capacitar os interessados nesse versátil mercado de trabalho.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre como funciona o curso técnico nesse setor, nós estamos aqui para solucioná-las. A seguir, você pode conferir as principais questões enviadas em nosso site sobre o curso técnico em veterinária. Confira!
É necessário concluir o ensino médio para fazer o curso?
É necessário ter concluído o Ensino Médio para fazer um curso técnico?
É possível fazer o curso técnico em veterinária ainda cursando o Ensino Médio. As únicas exigências são que os alunos tenham, pelo menos, 16 anos de idade, e que estejam cursando a partir do 2º ano.
Vou poder trabalhar como médico veterinário?
Não. Com o curso técnico, o profissional terá todas as condições para auxiliar o médico veterinário em clínicas e hospitais, bem como em procedimentos de assistência aos animais e organização dos ambientes.
Isso porque o curso é focado em uma base teórica e prática, oferecendo aos alunos todo o conhecimento a respeito da estrutura, organização e rotina da área veterinária em suas diversas frentes, como:
• Clínicas veterinárias;
• Hospitais veterinários;
• Laboratórios de análises clínicas e de imagem;
• Centro de zoonoses;
• Hípicas, entre outros locais.
O ensino terá como base o estudo de anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, nutrição animal, veterinária médica e cirúrgica, exames laboratoriais e de imagem, reabilitação e recuperação do animal.
As aulas ocorrem diariamente?
O curso é presencial e acontece de segunda a sexta, ao se matricular, o aluno tem a opção de escolher entre os períodos da manhã, tarde e noite.
Como funciona o curso técnico em veterinária?
O curso possui duração de 18 meses, divididos em 3 módulos, que desafiam constantemente o aluno em diferentes áreas de conhecimento. Confira o que você vai aprender em cada módulo:
Módulo I
- Fisiologia Animal – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
- Semiologia
- Procedimentos Laboratoriais e Biossegurança
- Farmacologia Veterinária
- Anatomia Comparada e Descritiva
- Ética Profissional e Legislação – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
Módulo II
- Noções de Medicina Veterinária Preventiva e Zoonoses
- Assistência em Imagenologia Veterinária
- Comportamento Animal – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
- Cuidados com Animais de Laboratório
- Emergências em Enfermagem
- Gestão Pessoal e Competências de atendimento
- Assistência ao Parto e cuidados com neonatos
- Toxicologia
Módulo III
- Parasitologia
- Assistência em Anestesiologia Veterinária
- Assistência Hospitalar e Cirúrgica
- Cinotecnia
- Manejo de Grandes Animais
- Assistência na Clínica de Animais Silvestres
- Manejo Nutricional Animal – Ministrada por meio de tecnologias – EaD
A Famesp oferece cursos técnicos EAD?
Não, os cursos técnicos da Famesp possuem aulas práticas desde o primeiro módulo, pois têm como foco preparar o aluno para o mercado, trabalhando em todas as aulas o exercício prático das rotinas da profissão. Por este motivo as aulas são presenciais nas instalações da instituição: Av Jabaquara, 1314. Metrô Saúde – SP.
É necessário fazer alguma prova para iniciar o curso?
Não é necessário realizar nenhum tipo de prova ou vestibular para ingressar no curso técnico. Você pode, inclusive, observar abaixo quais documentos são necessários para a realização da matrícula para o curso técnico da Famesp:
Documentos obrigatórios no ato da matrícula:
- RG*;
- CPF*.
Documentos a serem entregues até o 1º dia de aula:
- 2 fotos 3×4;
- certidão de nascimento ou casamento;
- comprovante de residência;
- comprovante do ensino médio;
- reservista (homens);
- título de eleitor.
O curso técnico é reconhecido pelo MEC?
Há uma grande confusão em relação a isso. O MEC reconhece apenas os cursos de nível superior e as instituições de ensino que os lecionam. A Famesp, por exemplo, é reconhecida pelo MEC. Mas quem regulamenta os cursos técnicos é a Diretoria de Ensino, um órgão regional, regido pela Secretaria de Educação. E no caso da Famesp, todos os seus cursos (incluindo o de técnico em veterinária), são sim reconhecidos pela Diretoria de Ensino Regional de São Paulo.
Posso cursar a graduação em veterinária e iniciar um curso técnico também no setor?
Sim, nada impede que você realize ambos, simultaneamente, desde que tenha tempo disponível para lidar com ambas as rotinas acadêmicas.
E então, preparado para entrar no mercado de trabalho? As inscrições para o curso técnico em veterinária já estão abertas, garanta a sua vaga!