Curso Técnico em Nutrição e Dietética: Saiba tudo sobre o curso

Curso técnico em nutrição Famesp

O curso de técnico em nutrição e dietética forma profissionais que conhecem o corpo humano, seu funcionamento e também os alimentos. Com isso, eles conseguem orientar as pessoas sobre a forma correta de alimentação, entendendo os diferentes biotipos e adaptando a rotina de cada uma.

O que faz o Técnico em Nutrição e Dietética?

O técnico de nutrição e dietética pode ter uma atuação bastante diversificada, e isso dependerá de qual o local em que exerce a sua atividade. A rotina pode incluir acompanhamento, orientação, supervisão e execução das atividades.

De forma mais detalhada, ele pode preparar os alimentos e porcioná-los, fazer a supervisão no preparo dos alimentos, assim como na higiene e manipulação desses e do ambiente, avaliar os alimentos e auxiliar no atendimento às pessoas.

Além disso, deve acompanhar a qualidade, garantindo que haja segurança alimentar em todos os processos nos quais os alimentos estão envolvidos, desde o transporte até que sejam servidos em forma de refeições.

O que o Técnico em Nutrição e Dietética estuda?

O técnico de nutrição e dietética estuda disciplinas práticas e teóricas. 

Para um entendimento mais amplo do corpo, são lecionadas disciplinas como Anatomia e Fisiologia Humana, Nutrição nos Ciclos de Vida, Saúde Coletiva, entre outros. Do ponto de vista mais aplicado, existem matérias que tratam da microbiologia e higiene dos alimentos, bem como da composição e preservação destes.

Como entre as atribuições dos técnicos em nutrição está também o controle e supervisão de processos em estabelecimentos, há também cadeiras voltadas à gestão, à gastronomia e às legislações que envolvem todo o âmbito da nutrição.

Como na maioria dos cursos, o estágio supervisionado é obrigatório. Mesmo que, após formado, o técnico em nutrição vá atuar sob a supervisão de um nutricionista, a experiência promovida pelo estágio durante o curso:

  • Contribui para formação do profissional;
  • Promove o networking, sendo que muitos alunos conseguem efetivação no trabalho após o estágio;
  • Ajuda a direcionar em que área o estudante tem mais aptidão para trabalhar.

Para que todo o conteúdo seja ensinado, ele é dividido em módulos.

Duração – Técnico em Nutrição e Dietética – 1320 horas.

O curso possui duração de 18 meses, com uma carga horária de 1320 horas.

Módulo I

  • Anatomia
  • Microbiologia e Higiene dos Alimentos
  • Nutrição Humana
  • Primeiros Socorros
  • Técnicas Dietéticas e Composição dos Alimentos

Módulo II

  • Gastronomia
  • Gestão de Serviços de Alimentação
  • Língua Portuguesa
  • Psicologia e Ética
  • Tecnologia dos Alimentos e Legislação Aplicada

Módulo III

  • Avaliação Nutricional e Educação Alimentar
  • Fisiopatologia e Dietoterapia da Nutrição
  • Nutrição Materno Infantil e Saúde Pública Aplicada
  • Nutrição nos Ciclos da Vida

Onde fazer o curso Técnico em Nutrição e Dietética?

O curso de nutrição e dietética precisa ser realizado em uma instituição reconhecida e que permita que o aluno aprenda tudo o que precisa para ser um bom profissional. Aqui na FAMESP, ele tem todo o suporte necessário e infraestrutura para que saia apto a atuar no mercado de trabalho.

Estamos localizados na zona sul de São Paulo, pertinho do metrô Saúde e Praça da Árvore.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO E FAÇA AGORA SUA MATRÍCULA

Qual o valor do curso Técnico em Nutrição e Dietética?

O valor da mensalidade do curso de Nutrição é de R$ 369,00*. Temos turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.
*Valor para pagamento até o dia 08 de cada mês.

Como tirar o registro de Técnico em Nutrição e Dietética?

Para que se atue como técnico em nutrição e dietética é preciso ter registro no Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), dessa forma ele exerce suas atividades de forma legal.

Existem duas resoluções que tratam da atuação de profissionais do nível técnico na área de alimentação e nutrição.

A resolução nº 227/99 trata do registro e da fiscalização dos técnicos em nutrição. Já a nº 312/2003 trata e revê alguns pontos abordados na anteriormente citada e inclui novos pontos como regulamentar a participação desses profissionais nos conselhos federais e regionais de nutricionistas.

Além da regulamentação, o Conselho tem feito, nos últimos 5 anos, seminários para discutir a atuação e, principalmente, a valorização dos técnicos em nutrição e dietética.

Outro ponto importante é que o técnico em nutrição é uma ocupação reconhecida dentro da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). As ocupações contempladas nesta lista são utilizadas como base de diversos órgãos públicos brasileiros e servem inclusive para orientar quanto à criação ou revisão de políticas públicas relacionadas ao emprego.

Como ser um bom Técnico em Nutrição e Dietética?

Para ser um bom técnico em nutrição e dietética é preciso que o profissional goste de cozinhar, tenha cuidados com a higiene e saiba lidar com o público. Entenda um pouco os motivos.

  • Gostar de cozinhar: o técnico em nutrição e dietética, muitas vezes, pode atuar no preparo das refeições, garantindo que elas fiquem balanceadas. Apesar de não ser um chef, presta todo o suporte para que os alimentos sejam feitos da forma correta.
  • Ter cuidados com a higiene: os alimentos não apenas devem ser preparados de forma correta como precisam garantir que estejam em boas condições de consumo. O profissional deve cuidar da higiene do ambiente para que sejam seguidas específicas técnicas e que estejam adequadas com as regras de segurança alimentar.
  • Lidar com o público: o técnico em nutrição e dietética pode realizar o atendimento aos pacientes, orientando sobre os alimentos. Nesse ponto, ele precisa saber como lidar com o público e atendê-lo da melhor forma.

Onde trabalha um Técnico em Nutrição e Dietética?

Em geral, a atuação dos técnicos em nutrição e dietética tem como escopo de trabalho o acompanhamento, a orientação, a supervisão e a execução das atividades relacionadas à nutrição, mas; sempre de acordo com um nutricionista. Em termos de mercado de trabalho, o técnico em nutrição pode atuar em:

  • Alimentação e saúde coletiva;
  • Indústria de alimentos;
  • Nutrição clínica;
  • Restaurantes comerciais e industriais;
  • Redes de hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais e fast food.

As atribuições do técnico em nutrição são:

  • Dar acompanhamento e orientação relacionados ao preparo e porcionamento dos alimentos;
  • Fazer a supervisão e controle da higiene de equipamentos, utensílios, ambientes que impactem a alimentação e também dos alimentos;
  • Avaliar os alimentos e sua condição de consumo;
  • Prestar auxílio ao nutricionista no atendimento, coletando dados e atuando na mensuração e avaliação dos resultados de avaliações nutricionais e outros estudos;
  • Acompanhar e orientar com relação ao controle de qualidade do processo alimentar nos estabelecimentos, seguindo normas de segurança alimentar e sanitárias vigentes, e avaliando do começo ao fim do processo. Passando por etapas como o transporte, a distribuição e até mesmo o desperdício gerado.

Técnico em Nutrição e Dietética é profissão em alta

Hoje, existem cerca de 7 mil técnicos em nutrição no Brasil. Se você acha o número alto, vale a pena citar que são mais de 158 mil nutricionistas, lembrando novamente que os técnicos, em muitos casos, têm como responsabilidade ajudar o nutricionista. Isso quer dizer que ainda existe bastante oportunidade de trabalho para os técnicos em nutrição.

Em relatório divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi constatado que mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e cerca de 41 milhões de adultos são considerados obesos. Este índice vem crescendo ano após ano, inclusive em crianças. Essas informações servem de alerta para os cidadãos e também para o governo, que declarou que pretende atuar de forma mais preventiva.

No outro extremo da balança, outro dado relevante sobre o mercado da nutrição é o crescimento do mercado de suplementos alimentares, o consumo da categoria cresceu 10% em cinco anos aqui no Brasil.

Desafios para quem faz o curso técnico em nutrição

Com a internet, há uma infinidade de textos, depoimentos, vídeos e apresentações com todo o tipo de informações sobre a alimentação. Muitos blogueiros e youtubers dão dicas de dietas e nutrição sem ter a formação adequada e acabam alcançando milhares de pessoas.

Para os técnicos em nutrição, assim como os demais da área da saúde, esse é mais um desafio: disseminar as informações corretas. Para combater isso, é importante que a atuação de cada profissional respeite toda a legislação e código da profissão. Além de dar mais credibilidade à profissão em si, isso contribui para estimular ainda mais o mercado de trabalho.

O curso de técnico em nutrição e dietética forma profissionais que conhecem o corpo humano, seu funcionamento e também os alimentos. Com isso, eles conseguem orientar as pessoas sobre a forma correta de alimentação, entendendo os diferentes biotipos e adaptando a rotina de cada uma.

Com a internet, há uma infinidade de textos, depoimentos, vídeos e apresentações com todo o tipo de informações sobre a alimentação. Muitos blogueiros e youtubers dão dicas de dietas e nutrição sem ter a formação adequada e acabam alcançando milhares de pessoas.

Para os técnicos em nutrição, assim como os demais da área da saúde, esse é mais um desafio: disseminar as informações corretas. Para combater isso, é importante que a atuação de cada profissional respeite toda a legislação e código da profissão. Além de dar mais credibilidade à profissão em si, isso contribui para estimular ainda mais o mercado de trabalho.

Veja s dúvidas mais frequentes no curso  Nutrição e Dietética?

Valor

Idade mínima

Graduação ou Superior

MEC

Atuação

Matricule-se

Quer saber mais sobre o curso? Chame a gente no Whats!

whatsapp-famesp

Nosso Whatsapp
11 99725-8079