Já pensou nas possibilidades de desenvolver suas capacidades profissionais no setor de nutrição e dietética em apenas 18 meses? É isso que promove o curso técnico em nutrição e dietética da Famesp.
Trata-se de um curso inteiramente planejado para conferir aos seus alunos o conhecimento necessário para ingressar com o pé direito no mercado de trabalho.
Mas, em geral, um curso técnico costuma levantar uma série de questionamentos para os seus interessados. E é por isso que, neste post, nós vamos solucionar as principais dúvidas de quem demonstrou interesse em nosso curso técnico em nutrição e dietética. Confira!
Posso fazer o curso técnico enquanto curso o Ensino Médio?
Sim, as únicas exigências para a realização do curso técnico é que seus alunos tenham pelo menos 16 anos de idade, e que estejam matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio.
Qual é o valor das mensalidades do curso técnico em nutrição e dietética?
A Famesp oferece o seu curso técnico em nutrição e dietética em 2 períodos (Manhã e Noite), e a mensalidade tem valor de R$ 369, desde que seja paga até o dia 8 de cada mês.
Aproveite que as inscrições para a turma de 2021 já estão abertas e comece o seu planejamento para realizar, o quanto antes, o seu curso técnico!
Existe limite de idade para ingressar neste mercado?
Não, o curso técnico pode ser feito em qualquer etapa de sua vida, sendo considerado tanto um diferencial para ingressar no mercado de trabalho quanto para desenvolver ainda mais as suas capacidades e habilidades teóricas e práticas.
A única exigência é que os alunos tenham pelo menos 16 anos de idade e que estejam matriculados a partir do 2º anos do Ensino Médio ou que já o tenha concluído.
É melhor fazer um curso técnico ou uma graduação de nível superior?
Tudo varia de acordo com os seus objetivos. O curso técnico, por exemplo, não oferece um diploma de nível superior, mas é um curso que direciona os conhecimentos dos alunos de maneira muito mais objetiva a respeito da realidade do mercado de trabalho.
Além disso, o investimento é mais acessível e os cursos, em geral, têm duração média de 12 a 18 meses. Um diferencial e tanto para quem procura, em curto prazo, aprimorar seus conhecimentos e ingressar rapidamente no mercado de trabalho.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Há uma grande confusão em relação a isso. O MEC reconhece apenas os cursos de nível superior e as instituições de ensino que os lecionam. A Famesp, por exemplo, é reconhecida pelo MEC. Mas quem regulamenta os cursos técnicos é a Diretoria de Ensino, um órgão regional, regido pela Secretaria de Educação. E no caso da Famesp, todos os seus cursos (incluindo o de técnico em nutrição), são sim reconhecidos pela Diretoria de Ensino Regional de São Paulo.
Vocês possuem o técnico em nutrição semipresencial ou EAD?
Não, o curso técnico da instituição é oferecido em modelo presencial, exclusivamente. Como fomenta o conhecimento prático nas técnicas da área, oferecer esta modalidade à distância prejudica muito o desempenho do aprendizado do aluno. Por este motivo, não é ofertado nas modalidades semipresencial ou EAD.
Onde é realizado o curso?
Na sede da instituição, localizada na Avenida Jabaquara, 1314 — Jabaquara, São Paulo/SP, ao lado do metrô Saúde.
Onde posso atuar, como profissional técnico em nutrição e dietética?
Nos 18 meses de curso, os alunos conhecerão em detalhes as particularidades do mercado de trabalho em nutrição e dietética. Isso se revela com mais nitidez por meio de suas aulas práticas, nas quais as competências e habilidades individuais são colocadas à prova. E é tudo muito gratificante: o aluno especializado no técnico em nutrição e dietética pode encontrar seu espaço nas seguintes atividades e segmentos mercadológicos:
- Alimentação e saúde coletiva;
- Nutrição clínica;
- Indústria de alimentos;
- Restaurantes (comerciais e industriais), redes de hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais e fast food.
O que posso saber a respeito das aulas do curso técnico em nutrição e dietética?
Os 3 módulos do curso técnico em nutrição e dietética oferecem aos alunos um respaldo completo para que eles se formem com pleno conhecimento da realidade do setor.
Para isso, a grade curricular foi idealizada da seguinte maneira:
- Anatomia e Fisiologia Humana – 80h;
- Avaliação Nutricional e Educação Alimentar – 80h;
- Fisiopatologia e Dietoterapia da Nutrição – 160h;
- Gastronomia – 80h;
- Gestão de Serviços de Alimentação – 160h;
- Língua Portuguesa – 40h;
- Microbiologia e Higiene dos Alimentos – 80h;
- Nutrição Humana – 80h;
- Nutrição Materno Infantil e Saúde Pública Aplicada – 80h;
- Nutrição nos Ciclos da Vida – 80h;
- Psicologia e Ética – 40h;
- Saúde Coletiva e Primeiros Socorros – 80h;
- Técnicas Dietéticas e Composição dos Alimentos – 80h;
- Tecnologia dos Alimentos e Legislação Aplicada – 80h;
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 120h.