Como saber que carreira seguir? | Famesp Centro de Ensino Técnico e Faculdade

Como saber que carreira seguir?

Como saber que carreira seguir

 

O cenário atual do país afeta diversas esferas das nossas vidas, inclusive, a do mercado de trabalho. Muitos questionamentos e incertezas ganham espaço, como, por exemplo, quais são as expectativas do mercado de trabalho para o ano que se aproxima?

O clima ainda é de recessão e de receio. Diante de tudo isso, as pessoas reagem de formas diferentes. Algumas, preferem não investir em qualificação e deixam cursos e formação superior para quando tudo melhorar. Mas está aí um grande erro: esse é o momento para refletir a respeito de qual carreira seguir e buscar diferenciais estratégicos para se destacar.

Certamente, não é novidade que o mercado de trabalho se torna mais competitivo a cada dia, ainda mais em tempos de crise. Sobram candidatos e faltam vagas. E a melhor forma de se destacar é a capacitação. Ter um currículo diferenciado é uma das melhores maneiras de garantir a sua empregabilidade, onde o conhecimento é uma arma poderosa.

Mas, se tratando da escolha de uma carreira, surgem muitas dúvidas. Certamente você já parou para pensar em alguma dessas questões: Será que eu demorarei muito para conseguir uma vaga nessa área? Eu serei feliz nessa carreira? Essa profissão oferece um salário compatível com os meus interesses pessoais?

Essa jornada é desafiadora, ainda mais porque muitos escolhem sua profissão muito cedo e acabam definindo uma carreira sem considerar questões como perfil e vocação.

Então, como saber que carreira seguir? Afinal, essa decisão impactará toda a sua vida profissional, não é mesmo? Pensando em tudo isso, preparamos o post de hoje com algumas dicas que vão ajudar você a escolher o melhor caminho. Confira, a seguir, o que preparamos para você!

Como definir em qual mercado você deseja atuar

Como saber que carreira seguir? Uma das maneiras é escolher um mercado para atuar. O mercado de trabalho é bastante dinâmico. Muitos dos cursos que ofereciam boas oportunidades no passado, hoje, já estão obsoletos. E alguns segmentos que até então eram desprezados, atualmente, estão em expansão crescente.

Por esse motivo, é fundamental pesquisar. Você pode acompanhar noticiários, ler matérias nos jornais e na internet e conversar com profissionais que trabalham nas áreas que você se interessa.

Isso ajudará a conhecer as particularidades da carreira. Afinal, é fundamental avaliar a empregabilidade da área, a faixa salarial, a disponibilidade do curso na região onde você mora e a qualidade de vida de quem já está formado, para que você saiba se é compatível com a sua rotina e com seus interesses.

Testes vocacionais e psicológicos são aliados poderosos

Algumas pessoas já sabem que carreira seguir desde muito cedo. Sabe aquela menina que desde que aprendeu a falar brinca de escolinha e sonha em ser professora? Não desanime por conta disso: saiba que esses casos são raros e nem sempre escolher é tão simples assim.

Por esse motivo, existem algumas ferramentas que podem ajudar na hora dessa decisão. É o caso dos testes vocacionais que avaliam a compatibilidade entre os cursos, a personalidade e as ambições de cada indivíduo.

Cada pergunta ajuda a determinar as suas características dominantes para apresentar quais carreiras apresentam maior afinidade com elas. Por exemplo, se você possui um forte espírito de liderança, gosta de trabalhar em grupo e de convencer pessoas, carreiras administrativas são uma boa opção. Agora, se você ama cozinhar, servir os outros e se interessa pelo valor nutricional dos alimentos, a área da gastronomia pode ser a melhor pedida.

Existem diversos testes vocacionais disponíveis na internet. Você pode fazer quantos julgar necessário. Mas atenção: você deve responder com sinceridade, nada de cair na tentação de responder como você gostaria de ser ou como acha que os outros percebem o seu perfil. Tão importante quanto falar das suas características positivas é falar das suas características negativas. Assim, o resultado do teste apontará o caminho mais viável para você.

Se você permanecer com dúvidas, é sempre interessante buscar um profissional que realize um teste presencial para analisar o seu perfil de forma mais profunda e focada que te dará boas orientações a respeito de qual carreira seguir. Lembre-se que os testes disponíveis na internet dão apenas uma noção, a avaliação definitiva deve sempre seguir a orientação de um profissional.

O autoconhecimento é fundamental na hora de definir qual curso ingressar. Muita gente se deixa levar pelos conselhos recebidos: “fulano fez tal curso e está ganhando um dinheirão” ou ainda “você não sabe nem se cuidar, quem dirá cuidar dos outros” – todos parecem ter algo importante a dizer, não é mesmo?

Os testes psicológicos ajudam a analisar os seus traços de personalidade, suas aptidões e seus objetivos. Isso ajudará na sua busca e você terá mais chances de acertar em cheio na escolha da carreira.

Existem alguns questionamentos que você pode fazer para mapear o seu perfil. Pare por um instante e reflita:

  • Como eu sou?
  • O que me deixa feliz?
  • Sou uma pessoa comunicativa ou mais introspectiva?
  • Prefiro ambientes fechados ou ao ar livre?
  • Qual matéria eu mais gosto? Em qual eu obtenho o melhor desempenho?

Essas questões ajudarão bastante a nortear a sua escolha.

Análise do mercado de trabalho

Existem diversas opções de carreira para seguir e isso pode dificultar a sua decisão. As opções acompanham as mudanças ditadas pelo mercado. Existem áreas que sempre apresentam demanda por profissionais capacitados e, por esse motivo, oferecem boas oportunidades. E também, alguns segmentos que cresceram devido às mudanças da sociedade na qual estamos inseridos.

Os cursos relacionados à área administrativa apresentam bons índices de empregabilidade, já que os profissionais recebem uma formação que permite a atuação em diversos setores econômicos, como marketing, gestão e finanças.

Investir na área da estética e cosmética é investir em um futuro promissor, já que a demanda por esse tipo de serviço não para de crescer – o Brasil já é o segundo maior mercado no mundo que consome este tipo de serviços, e os números não param de crescer.

Outra área que se manteve em expansão, mesmo durante o período de instabilidade que o país encarou é a veterinária. Os cuidados e as preocupações com os pets fazem com que o setor se mantenha aquecido, já que tem muita gente que anda trocando um filho por um animalzinho por aí.

Essas são algumas opções que podem ajudar a definir como saber que carreira seguir. A crise econômica que afeta o país agitou a dinâmica do mercado de trabalho e trouxe algumas incertezas para os profissionais. Compare os cursos com as suas características e seus objetivos e faça a sua escolha

Se você deseja uma fórmula mágica chamada “como saber que carreira seguir” saiba que, infelizmente, ela não existe! A melhor maneira de tomar essa decisão é seguir os passos que apresentamos aqui para que você entenda as opções de cursos existentes e descubra o seu caminho em meio a tantas opções disponíveis no mercado. Autoconhecimento é a chave para encontrar a resposta.

Nossa intenção é ajudar você a escolher um curso que seja compatível com o seu perfil e com as suas metas de vida. Então, respire fundo, leve as nossas dicas em consideração e comece agora mesmo a pesquisar a opção perfeita para você!

E você, já sabe que carreira seguir? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e enriqueça a nossa discussão! Até a próxima!