Programa de Bolsas e Oportunidades
programa-bolsas-oportunidades-famesp

A FAMESP – Faculdade Método de São Paulo oferece um Programa de Bolsas e Oportunidades, com o objetivo de auxiliar os alunos financeiramente e, ao mesmo tempo, incentivá-los a prosseguir com seus estudos, desenvolver atividades ou adquirir novas práticas, fortalecendo a articulação e integração curricular.

A concessão da bolsa de estudo é realizada por meio de desconto aplicado sobre o valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado e não é acumulativa. Taxas de dependência, adaptação e demais serviços institucionais não são adicionados ao benefício.

Conheça os Programas de Bolsas e Oportunidades

bolsa-merito-vestibular-famesp

Bolsa Mérito VESTIBULAR 2019.2

A Bolsa Mérito Vestibular 2019.2 é um programa de bolsas que valoriza o esforço do aluno e o incentiva a iniciar sua formação acadêmica.

As bolsas de estudos atingem percentuais até 100% (cem por cento) de acordo com a pontuação e classificação no vestibular tradicional da FAMESP.

Basta realizar o vestibular tradicional de acordo com o cronograma de datas disponibilizadas. Após a realização da prova,é divulgada em até 2 dias úteis, a classificação da prova e concessão do percentual de bolsa.

bolsa-merito-enem-famesp

Bolsa Mérito ENEM 2019.2

A Bolsa Mérito Enem 2019 é um programa de bolsas que beneficia o esforço e o bom desempenho do aluno no ENEM.

As bolsas de estudos atingem percentuais de 55% (cinquenta e cinco por cento) a 100% (cem por cento) de acordo com a pontuação do aluno no ENEM.

É necessário realizar a inscrição e apresentar o documento oficial com a nota ENEM no ato da matrícula.

bolsa-proba-famesp

PROBA - Programa Anual de Bolsas

Com o objetivo de fomentar a Comunidade Acadêmica para atividades de ensino, pesquisa e extensão, a FAMESP, por meio do Programa de Bolsas Anuais (PROBA) poderá conceder bolsas a alunos e colaboradores de acordo com o regulamento da instituição.
A Comissão do PROBA define a quantidade e as modalidades de bolsas de estudos e descontos, tendo como referência o desempenho acadêmico e/ou funcional e os convênios com instituições privadas e governamentais. Serão concedidos descontos integrais ou parciais a alunos, conforme critérios das modalidades de cada bolsa definida anualmente pelo PROBA.

BOLSA BENEFÍCIO (COLABORADORES MÉTODO | FAMESP)
Serão concedidas bolsas integrais para colaboradores da MÉTODO | FAMESP contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a seus dependentes legais, em todos os níveis de educação, limitadas a 1 (um) curso por vez. Será concedida uma bolsa por turma e, no caso de um número maior de candidatos, será levado em consideração o aproveitamento do candidato no vestibular.
A instituição oferecerá uma bolsa de estudos integral, conforme a escolha do funcionário, independentemente da sua categoria de trabalho, nos seguintes cursos: ensino profissionalizante ou graduação ou pós-graduação lato sensu presencial.
A renovação da concessão de bolsas de estudos será anual ou semestral, dependendo da modalidade de ensino. A política do programa de bolsas de estudo tem por objetivos:

  • Incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores em todos os níveis;
  • Valorizar o desempenho profissional;
  • Propiciar aos colaboradores formação profissional;
  • Promover talentos da instituição.

Estas bolsas serão concedidas por período letivo aos candidatos que:

  • Sejam funcionários em regime CLT do Centro de Ensino Método – FAMESP;
  • Solicitarem a bolsa no Departamento de Recursos Humanos, preenchendo e assinando o documento nos períodos definidos;
  • Sejam professores que ministrem 20 ou mais aulas semanais.

A seleção do candidato será efetuada por:

  • Participação e aprovação no processo seletivo para o curso escolhido, quando houver;
  • Aprovação da solicitação de bolsas de estudos.

O bolsista perderá imediatamente a bolsa de estudos quando o funcionário pedir desligamento ou for demitido por justa causa. No caso de demissão sem justa causa perderá a bolsa no final do período letivo.
O bolsista perderá a bolsa de estudos quando for reprovado.
As disciplinas ou módulos em dependência serão permitidos, devendo, entretanto, os bolsistas arcarem com os custos proporcionais.
A manutenção da bolsa está sujeita ao cumprimento das normas estabelecidas.
Casos omissos neste regulamento serão deliberados pela Comissão.

MÉTODO | FAMESP possui diversas parcerias com Empresas, Sindicatos, Associações, Hospitais, Escolas e Órgãos Públicos para oferecer a seus colaboradores e/ou associados matrícula e mensalidades com valores reduzidos.

Aos associados que apresentarem carta de desconto no ato da matrícula é ofertado 5% de desconto.

Confira a Lista de Parceiros FAMESP>

A política de bolsas convênio tem por objetivos:

  • Proporcionar à conveniada a oportunidade de atualização profissional e qualificação de seus funcionários;
  • Estimular a prática das atividades profissionais;
  • A modalidade das bolsas é variável e segue o contrato de parceria entre as partes;
  • É condição para concessão das bolsas que o aluno participe e seja aprovado no processo de seleção;
  • Não haverá em nenhuma hipótese adequação nos horários acadêmicos para benefício da conveniada;
  • A Instituição conveniada deverá promover seus critérios de indicação do funcionário beneficiado;
  • A Instituição deverá ter o contrato de parceria vigente na ocasião da solicitação da bolsa;
  • Os alunos beneficiados deverão ser indicados por meio de ofício da Instituição conveniada;
  • No caso de bolsa por concessão de estágio, será considerado o contrato entre as partes;
  • É condição essencial para a manutenção de bolsas que o aluno esteja regularmente matriculado e não tenha impedimento jurídico ou inadimplência com a Instituição;
  • No caso de atraso no pagamento da mensalidade, o aluno perderá o benefício da bolsa;
  • O aluno não poderá possuir qualquer ocorrência disciplinar;
  • O aluno não poderá possuir reprovação no semestre;
  • O aluno beneficiado deverá semestralmente apresentar à FAMESP, documentação de sua condição funcional;
  • A Instituição conveniada deverá comunicar sobre os desligamentos dos funcionários beneficiados. Neste caso, o benefício ao aluno será cancelado automaticamente;
  • A manutenção da bolsa está sujeita ao cumprimento das normas estabelecidas.

Condições Gerais
Casos omissos neste regulamento serão deliberados pela Comissão.

Pensando na sua responsabilidade de inserção profissional, a FAMESP desenvolveu uma nova modalidade de bolsa que concede desconto para alunos de outros estados. Esta modalidade de bolsa é exclusivamente para candidatos aos cursos de pós-graduação presencial nas áreas da Educação, Gastronomia, Saúde e Veterinária dos cursos que aderem essa modalidade de bolsa (descrição presente nas páginas de todos os cursos que participam dessa modalidade).
Para solicitar esta Bolsa de Estudo, o candidato deverá comprovar sua residência fora do estado de São Paulo.
O desconto será concedido de acordo com a área escolhida:
Matrícula: Desconto de 15% (desconto com base no valor total do curso)
Mensalidade: Desconto de 5% (desconto concedido sobre o valor de desconto para pagamento antecipado)

* Desconto válido para os cursos de pós-graduação presencial com base no valor da mensalidade com pagamento até o dia 01 ou 08 de cada mês.

Entre em contato com a coordenação do curso e obtenha maiores informações e valores e também dos cursos disponíveis com este desconto.

PROGRAMA DE DESCONTOS

Familiar: Cursos Técnicos: Desconto de 10% nas mensalidades para pagamento até o dia 8 do mês de vencimento, que será aplicado na mensalidade de menor valor, a partir da matrícula do segundo membro da família, em qualquer nível de ensino da FAMESP, concedido para irmãos, mãe, pai, filho, esposo ou esposa. | Cursos de Graduação: Desconto de 68% nas mensalidades para pagamento até o dia 8 do mês de vencimento, que será aplicado no valor cheio da mensalidade de menor valor, a partir da matrícula do segundo membro da família, em qualquer nível de ensino da FAMESP, concedido para irmãos, mãe, pai, filho, esposo ou esposa. Desconto válido para matrículas em turmas ingressantes a partir do 2º semestre de 2019.

Pontualidade: Desconto da mensalidade concedido para alunos que efetuarem o pagamento de sua mensalidade até a data do vencimento, previsto no contrato de matricula.

Fidelidade: Desconto para ex-alunos MÉTODO, previsto no contrato de matrícula.

Cursos concomitantes: Cursos Técnicos: Desconto de 10% nas mensalidades para pagamento até o dia 8 do mês de vencimento, que será aplicado na mensalidade de menor valor. Além disso, o aluno terá isenção na matrícula de menor valor. | Cursos de Graduação: Desconto de 64% nas mensalidades para pagamento até o dia 8 do mês de vencimento, que será aplicado sobre o valor cheio da mensalidade de menor valor. Além disso, o aluno terá isenção na matrícula de menor valor. Desconto válido para matrículas em turmas ingressantes a partir do 2º semestre de 2019.

“Somente serão aceitos pedidos dentro do prazo de solicitação estipulado pela Secretaria Geral da FAMESP”.

bolsa-fies-famesp

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela Internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Podem solicitar o financiamento os estudantes pré–selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

É vedada a inscrição no FIES a estudante:

  • que não tenha sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC;
  • cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES, exceto o estudante financiado pelo programa que mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato;
  • inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • que tenha concluído curso superior;
  • beneficiário de bolsa integral do ProUni;
  • beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;
  • que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem – a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);
  • cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 (dois e meio) salários mínimos.

O Enem é exigido para a solicitação do FIES. A seleção dos estudantes aptos para a contratação do FIES, a partir do primeiro semestre de 2016, é efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigida:

  • Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
  • Nota na redação do Enem diferente de zero.

A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2° Passo: Inscrição no SisFIES

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

 

Para mais informações sobre o FIES e inscrições, acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br

bolsa-transferencia-famesp

Bolsa Transferência

A Transferência é um programa de bolsas que beneficia alunos matriculados em outras instituições que desejam realizar a sua transferência para a Famesp, para o mesmo curso e semestre.

Para Cursos Técnicos os benefícios são:

  • Isenção da taxa de matrícula;
  • 5% de desconto* nas mensalidades pagas até o dia 8 de cada mês.

Para Cursos de Graduação os benefícios são:

  • Isenção da taxa de matrícula;
  • 62% de desconto* sobre o valor cheio da mensalidade.

* Desconto válido com base no valor do curso sem desconto para pagamentos antecipados e para matrículas em turmas ingressantes a partir do 2º semestre de 2019.

Para realizar a transferência é necessário:

  • Apresentar na secretaria da FAMESP cópia e original do histórico parcial e conteúdo programático das disciplinas cursadas;
  • Os documentos serão analisados pelo coordenador de curso no prazo de 7 dias úteis.

*** A transferência será feita para o mesmo curso de origem. 

Somente serão aceitos pedidos dentro do prazo de solicitação estipulado pela Secretaria Geral da FAMESP.

demais-bolsas-famesp

Demais Bolsas

Visando beneficiar o público que já possui uma graduação, a Famesp conta com a Bolsa 2ª graduação, que irá conceder descontos exclusivos aos formados em outras instituições.

Bolsa 2ª graduação – Formados em outras instituições:

  • Isenção do pagamento e da realização do Vestibular;
  • Isenção da taxa de matrícula;
  • Desconto na mensalidade:
CursoPercentual de desconto
1º semestreA partir do 2º semestre
Radiologia66%62%
Estética61%
Biomedicina61%
Gastronomia61%55%
Pedagogia62%

* Para pagamento de mensalidade até o dia 08 de cada mês. E válido aos alunos ingressantes a partir do 2º semestre de 2019

Bolsa 2ª Graduação destinada ao público que já possui uma graduação, excluídas todas as outras formas de ingresso (outras bolsas, promoções, descontos, créditos e/ou  financiamentos estudantis). 

Para ingressar no programa é necessário:

  • Apresentar na Secretaria da FAMESP cópia e original do diploma da graduação;
  • Aguardar a análise dos documentos pela coordenação no prazo de até 7 dias úteis.
  • Após aprovação, entregar a documentação de matrícula na Secretaria da FAMESP.

“Somente serão aceitos pedidos dentro do prazo de solicitação estipulado pela Secretaria Geral da FAMESP”.

*Verifique quais cursos fazem parte deste programa de bolsa.

Visando atingir o aluno que concluiu uma pós-graduação na instituição, a Famesp conta com a Bolsa 2ª Pós-Graduação, que irá conceder descontos exclusivos aos ex-alunos Famesp.

Bolsa 2ª Pós-Graduação aos Ex-Alunos Famesp**:

  • Isenção da taxa de matrícula;
  • 50% de desconto* na mensalidade, válido no primeiro semestre do curso;
  • Nos demais semestres, 35% de desconto* na mensalidade.

Bolsa válida para ingresso no Curso de Pós-graduação presencial em Gastronomia Funcional.

* Desconto válido com base no valor do curso sem desconto para pagamentos antecipados e para mensalidade paga até o dia 08 de cada mês.

** Categoria de bolsa válida aos ex-alunos Famesp que concluíram um ou mais cursos de pós-graduação na instituição.

“Somente serão aceitos pedidos dentro do prazo de solicitação estipulado pela Secretaria Geral da FAMESP”.

A Famesp, disposta a aprimorar o conhecimento dos jovens estudantes e colaborar com a inclusão do recém-formado no competitivo mercado de trabalho, possui a BOLSA RECÉM-FORMADO**, que aposta na especialização como diferencial mercadológico. A Bolsa Recém-Formado é voltada aos interessados no curso de pós-graduação presencial em Gastronomia Funcional da FAMESP, que tenham concluído a graduação no semestre anterior ao início da pós.

Serão destinadas 5 bolsas, as quais serão oferecidos:

  • 35% de desconto nas mensalidades, válido para o 1º semestre do curso*;
  • A partir do 2º semestre, o desconto será de 20% nas mensalidades*.

* Desconto válido com base no valor do curso sem desconto para pagamentos antecipados.E para mensalidade paga até o dia 08 de cada mês.

** É obrigatório apresentar a documentação comprobatória com a data de conclusão do Ensino Superior.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO – BOLSA RECÉM-FORMADO***

Terão direito à bolsa:

  1. Aluno que fizer requerimento na Secretaria da FAMESP solicitando a bolsa recém-formado até 15 dias antes do início do curso;
  2. Não possuir pendências com a FAMESP;
  3. Aluno recém-formado no semestre imediatamente anterior;
  4. Aluno que entregar toda a documentação necessária no ato da matrícula;

A Bolsa recém-formado é valida para o aluno que tenha concluído a 1ª graduação (ex-aluno FAMESP ou vindo de outras instituições de ensino).

*** Modalidade de bolsa não acumulativa.

No caso de o número de candidatos à bolsa ser superior à quantidade de vagas, poderá haver entrevista com o coordenador para fins de seleção.

“Somente serão aceitos pedidos dentro do prazo de solicitação estipulado pela Secretaria Geral da FAMESP”.

O Programa Bolsa Melhor Idade tem como missão a inclusão, a valorização pessoal, a convivência social e o acesso do idoso aos meios acadêmicos em áreas de seu interesse e ainda facilitar a troca de experiências e informações com a população mais jovem.

O desejo de aprimorar conhecimentos, buscar a atualização em razão das mudanças sociais e tecnológicas, além da vontade de socialização faz com que pessoas da Melhor Idade retornem às salas de aula e adquiram novamente a confiança e o conhecimento.

Para participar:

  • Cursos técnicos e de graduação – é necessário ter concluído o ensino médio.
  • Ter mais de 60 anos.

Ao candidato à Bolsa Famesp na melhor idade serão oferecidos os seguintes benefícios.

     Cursos Técnicos:

  • Isenção da matrícula
  • Bolsa de 10% nas mensalidades*
  • Bolsa de 20% nas mensalidades** para o candidato que realizar a matrícula em conjunto com filho(a) ou neto (a).

*Base de Cálculo: Desconto concedido sobre o valor com desconto até o dia 08 de cada mês.

** A bolsa é concedida apenas para o idoso.

Cursos de Graduação:

  • Isenção da taxa do vestibular
  • Isenção da matrícula
  • Bolsa de 64% nas mensalidades*
  • Bolsa de 68% nas mensalidades** para o candidato que realizar a matrícula em conjunto com filho(a) ou neto (a).

*Base de Cálculo: Desconto concedido sobre o valor cheio do curso. E válido para matrículas em turmas ingressantes a partir do 2º semestre de 2019.

** A bolsa é concedida apenas para o idoso.

“Somente serão aceitos pedidos dentro do prazo de solicitação estipulado pela Secretaria Geral da FAMESP”.

Com a crescente demanda pela formação continuada de professores e gestores que atuam na área da Educação, a Faculdade Método de São Paulo vem oferecendo cursos de aprimoramento e cursos de pós-graduação em nível de especialização.

Com o intuito de viabilizar o acesso à formação continuada, contribuindo para um salto efetivo na qualidade de ensino no país, a FAMESP oferece uma nova modalidade de bolsa.

Bolsa Docente é destinada aos professores do Ensino Público e Privado que desejam fazer pós-graduação na área da educação.

Para requerer a bolsa é necessário apresentar documentação que comprove o vínculo docente com a escola.

Ao aluno será concedido:

Matrícula: Desconto de 70% (desconto com base no valor total do curso). | Mensalidade: Desconto de 40%*

* Desconto válido para os cursos de pós-graduação presencial com base no valor total do curso. E para mensalidade paga até o dia 08 de cada mês.

Relação de curso de pós-graduação presencial contemplado com a Bolsa Docente:

  • Educação e Saúde

Para mais informações, ligue: (11) 5074-1010.

“Somente serão aceitos pedidos dentro do prazo de solicitação estipulado pela Secretaria Geral da FAMESP”.

*Verifique a lista de cursos que fazem parte deste programa de bolsa.

Saiba onde nos encontrar
Av. Jabaquara, 1314 – Metrô Saúde – SP
(11) 5074-1010 | [email protected]