Mostra Método Design | Famesp

Mostra Método Design

mostra-metodo-design-cadeiras

Mostra Método Design é um evento do Curso Técnico em Design de Interiores, que tem como objetivo realizar a Exposição e Apresentação dos mobiliários projetados pelos alunos durante o curso na disciplina de Ergonomia. No dia 09 de outubro, tivemos a presença de profissionais da área que avaliaram cada peça, pontuando os quesitos de Originalidade,DesignFuncionalidade e Criatividade.

Os quatro mobiliários com melhores pontuações farão parte da segunda etapa da Mostra Método Design 2017 na composição de Ambientes de Interiores, que serão projetados e executados pelos alunos no mês de dezembro. Além dos quatro mobiliários, a Famesp realizou uma votação aberta para classificar o mobiliário considerado “o queridinho do público”, afinal, além dos quesitos técnicos, o que conta muito na área de design é o gosto do público. A peça mais votada também será ícone em um dos ambientes. 

Confira a Classificação:

  • 1º Lugar – Poltrona Reifen, das designers Daniela Gabriel e Josiane de Souza,  que recebeu o título da categoria “Design”
  • 2º Lugar – Poltrona MKV, do designer Edgar Moraes, que recebeu o título da categoria “Queridinho do Público”
  • 3º Lugar – Poltrona NÓS, das designers Andréia Miura e Fabiana José, que rebeceu o título da categoria “Funcionalidade”
  • 4º Lugar – Cadeira 9090, do designer Marcos Roberto, que recebeu o título da categoria “Criatividade”
  • 5º Lugar – Poltrona Dinoschair, do designer Edgar Moraes, que recebeu o título da categoria “Originalidade”
coordenadora-curso-design-interiores-famesp-bruna-passos

Bruna Passos – Coordenadora e docente do Curso de Design de Interiores da Famesp | Método.

“Grande parte das pessoas busca por uma formação para ser inserido no mercado, porém a estrutura de grande parte dos cursos não extrai do aluno tudo o que ele pode oferecer. Durante os estudos, é o momento ideal para o aluno testar ideias, criar, ousar, aprender, ensinar … e se errar, não há problema, é o lugar certo para isso acontecer. E é por isso que, aqui na Famesp, a gente dá vida aos projetos dos alunos. A visão de sala de aula é totalmente revista… aqui não fazemos trabalho de curso… fazemos projetos.
Só encarando dessa maneira que conseguimos atingir e presenciar tantas ideias geniais como as presentes aqui na Mostra Método Design”, diz Bruna Passos.

Conheça os profissionais que fizeram parte do juri da Mostra Método Design 2017

mostra-metodo-design-cadeiras-daniela-gavassi

Daniela Gavassi – Psicóloga há mais de 14 anos, é formada em Design de Interiores pela Famesp e hoje se empenha na área de arte, onde tem formação em Educação Artística, Artes Cênicas e Arte Terapia. Desenvolve projeto pessoal com colagens artísticas.

mostra-metodo-design-cadeiras-elaine-gonzales

Elaine Gonzalez – Arquiteta, urbanista e designer de interiores na UMM Arquitetura, atua no mercado há 12 anos. Participou de mostras em São Paulo e Campos do Jordão e, por um ano, foi consultora do quadro “Reforma e Puxadinho”, no jornal “Bom Dia SP” da TV Globo. Hoje é colunista de arquitetura e decoração no programa “É de Casa” e no portal GShow.

Saiba mais sobre o trabalho dela nas redes sociais:  Youtube | Instagram | Site| Facebook

mostra-metodo-design-cadeiras-olavo-suniga

Olavo Suniga – Arquiteto e urbanista na INstinto Arquitetura, atua no mercado de arquitetura no segmento de projeto, acompanhamento e construção de empreendimentos residenciais e comerciais. Participou de concursos na área de Arquitetura e foi finalista regional no 25º concurso “Opera Prima”, com a proposta de percursos urbanos exclusivos aos pedestres na região central da cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o trabalho dele nas redes sociais:  Site | Facebook |  Instagram

mostra-metodo-design-cadeiras-julio-beraldo

Julio Beraldo – Docente do curso de Design de Interiores da Famesp, é arquiteto e urbanista na INÁ Arquitetura.
Saiba mais sobre o trabalho dele nas redes sociais: Site| Instagram | Facebook

mostra-metodo-design-cadeiras-leonardo-kseib

Leonardo Kseib – Docente do curso de Design de Interiores da Famesp, é arquiteto e urbanista na INstinto Arquitetura.
Saiba mais sobre o trabalho dele nas redes sociais:  Site | Facebook |  Instagram

mostra-metodo-design-cadeiras-mayra-campagnolli

Mayra Campagnolli – Docente do curso de Design de Interiores da Famesp, Designer de Interiores, especialista em História da Arte, atua também como consultora de revestimentos de alto padrão.

 

mostra-metodo-design-cadeiras-rogerio-seixas

Rogério Seixas – Docente do curso de Design de Interiores da Famesp, é arquiteto e urbanista na METROPOL Arquitetura.
Saiba mais sobre o trabalho dele nas redes sociais:  Site | Facebook |  Instagram

Conheça todas as peças projetadas pelos alunos na Mostra Método Design 2017

cadeira-design-famesp-9090

9090 é a cadeira do designer Marcos Freire, criada com a intensão de fazer uma mistura de referências que constroem o DNA do designer, remetendo ao Modernismo por meio do concreto; ao Minimalismo por sua forma; e o High Tech com sua iluminação. Grandes influenciadores foram os Irmãos Campana pelo fato de suas peças serem altamente artísticas.

cadeira-design-famesp-bare

A cadeira BARE, das designers Barbara Campagnolli e Regina Serra, tem como destino atender à expectativa na composição de interiores de maneira a proporcionar sensibilidade na adequação do produto ao cliente, ampliando a praticidade das peças de design. As designers apostam no conceito apresentado por uma de suas principais referências, o arquiteto Zanini de Zanine, que diz: “O design é o casamento entre a arte e a tecnologia a favor do ser humano”.

cadeira-design-famesp-brasileirinha

O nome BRASILEIRINHA foi dado à primeira cadeira das designers Jaqueline Marinho e Mara Moura criada em 2017. Tem como ideia atender a pessoas que gostam de beleza com traços simples, já que a brasileirinha tem a junção de alguns materiais como a madeira de cedro que, na maioria das vezes, é utilizada em barcos ou instrumentos musicais; o poliéster, proporcionando conforto e beleza; e a espuma injetada com densidade ideal para proporcionar o toque aconchegante à peça. A escolha do nome foi dado em função da letra b de Brasil, que se forma em sua estrutura.

cadeira-design-famesp-corsato

A cadeira CORSATO, criada em 2017 pelo designer Ygor Corsato, recebeu o nome em sua homenagem por ser a primeira obra produzida e assinada por ele. Feita em aço e couro, tem a proposta de compor projetos de interiores e teve como referência as cadeiras utilizadas por diretores de cinema.

cadeira-design-famesp-davi

A cadeira DAVI, da designer Elaine Campos, teve como referência os designers Jader Almeida e Marcelo Rosebaum, que possuem como marca a presença da cultura brasileira exaltada em suas obras. O nome foi dado em homenagem ao seu neto, Davi. As cores fortes – do Azul, que remete ao mar, e do Amarelo, ao Sol – têm o objetivo de proporcionar interação familiar de maneira a incentivar a percepção das crianças na busca por novas descobertas.

cadeira-design-famesp-dinoChair

A cadeira DINOSCHAIR, de 2017, foi criada pelas designers Hillary Ellen, Uandra Karoline e Monique Alves. Pensando na fase da infância, que é quando iniciamos o nosso contato com a vida, a imaginação nesse momento flui de forma natural. A Dinoschair é uma poltrona para a criança brincar, sentir-se confortável e abusar da imaginação com total segurança.

cadeira-design-famesp-hose

A cadeira HOSE, criada em 2017 pelas designers Sirlene Andrade e Angela Rogante, surgiu com a vontade de utilizar a forma das peneiras de construção como base e, depois, ligadas à referência da Cadeira FDC1 do Flavio Rezende, que possui estrutura de ferro e assento e encosto em couro. A cadeira Hose foi desenvolvida em uma estrutura de ferro, porém no seu encosto e assento foi utilizada a técnica de macramê, que possui grande influência cultural brasileira. Um dos objetivos é mostrar que é possível criar peças de decoração e design usando materiais reaproveitados.

cadeira-design-famesp-medusa2

A cadeira MEDUSA, criada em 2017 pelos designers Jardel Anjos e Solange Mendonça, teve como referência a mitologia grega e a cadeira S-chair do Tom Dixon. A proposta é homenagear o emponderamento feminino presente em suas curvas e no símbolo da Medusa.

cadeira-design-famesp-mkv

MKV nome dado à primeira poltrona do designer Edgar Moraes, criada em 2017, tem como ideia atender a pessoas que gostam de beleza e misturas, já que a MKV tem a junção de materiais como madeira que, na maioria das vezes, é utilizada em barcos; couro natural, proporcionando conforto e beleza; e ainda aço inoxidável, dando um toque de brilho à peça, ou seja, uma mistura que se inicia desde a escolha do nome, já que MKV é por conta de M – Moraes (sobrenome do designer), K – Kilin (poltrona de Sergio Rodrigues e inspiração para o designer Edgar Moraes) e V – DAAV (outra poltrona de Sergio Rodrigues que, além de inspirar o designer, é do mesmo ano de seu nascimento 1983).

cadeira-design-famesp-naval

A cadeira NAVAL, criada em 2017, pelos designers Fernanda Martins e Fernando Junior, é direcionada a apreciadores de mobiliários fabricados com o uso na madeira compensado naval. Tem como foco principal garantir a credibilidade e visibilidade do mobiliário a ser utilizado em ambientes comerciais ou residenciais.

cadeira-design-famesp-reifen

A Poltrona REIFEN, nome dado à primeira poltrona das designers Daniela Gabriel e Josiane de Souza criada em 2017, partiu da vontade de usar o pneu como material reutilizável, surgindo o nome Reifen que significa pneu em alemão. Busca atingir pessoas que querem conforto e design com leveza e sofisticação. As cores oceano e cobre proporcionam elegância e sofisticação para a peça, trazendo paz, tranquilidade e sensação de repouso.

cadeira-design-famesp-nos

Feita para durar, a poltrona NÓS foi desenvolvida e inspirada na natureza. Sua estrutura torneada em forma de concha propõe um convite a sentar-se e acolher. Com um toque de brasilidade, a poltrona tem como característica marcante os nós que a envolvem por toda a sua curvatura, relembrando as primeiras  embarcações que deram origem à nossa história. Primeira peça criada pelas designers Andréia Miura e Fabiana José em 2017.

cadeira-design-famesp-p17

A cadeira P17 tem como objetivo integrar ambientes de cafeterias na intenção de proporcionar conforto e acolhimento. P17 é o nome dado à cadeira criada, em 2017, pelas designers Brena Felix e Júlia Frois. O nome foi dado em junção das formas da cadeira que são planas (P) e 17, ano de criação.

cadeira-design-famesp-ropechair

A cadeira ROPECHAIR, da designer Andreza Ferreira, foi criada especialmente para profissionais da área de arquitetura, que acabaram de abrir um escritório no estilo minimalista e moderno e que buscam por uma peça única para se tornar ícone do seu escritório. É uma cadeira conceitual que exalta o design e evidencia uma identidade autêntica.

Comentários

comentários