Reunião Científica de Biomedicina 2019.1 | Famesp
reuniao-cientifica-biomedicina-famesp

Reunião Científica de Biomedicina 2019.1

Aconteceu mais uma edição da Reunião Científica de Biomedicina da FAMESP, no dia 31 de maio de 2019, que contou com um ciclo de palestras mediadas por alunos do curso, além da convidada especial Vanessa Hinz – farmacêutica, mestranda em epigenética pela UNIFESP e educadora corporativa, que ministrou palestra sobre: CNV (Comunicação não-violenta).

Nessa edição, os temas abordados em pesquisas e apresentados por meio de resultados e campanhas de conscientização foram Anemia Ferropênica e HPV (Papiloma vírus humano).

Os alunos do 1° ao 7° semestre do curso apresentaram trabalhos de pesquisas desenvolvidas no decorrer do 1° semestre letivo de 2019, com os seguintes temas:

  • Percepção sobre HPV e câncer de colo uterino entre alunos da FAMESP
  • Helicobacter pylori e o câncer gástrico
  • Percepção sobre harmonização facial entre homens e mulheres
  • Avaliação do perfil sérico de ferro e hemoglobina em mulheres com ciclo regular normal e em mulheres que não menstruam
  • Fotoproteção: Avaliação de hábitos e conhecimentos em uma amostra de adultos da cidade de São Paulo
  • Impacto da variação dos índices antropométricos nos níveis de colesterol total de estudantes do período noturno do curso de Biomedicina
  • Avaliação da acurácia do teste de ELISA “in house” para o diagnóstico de pacientes com doença de chagas na fase crônica comparando com o Kit de ELISA comercial e o teste de TESA-BLOT


Todos os trabalhos tiveram como foco o  incentivo  a pesquisa e  o contato com  temas multidisciplinares  que agregam na formação do  biomédico.

Confira o que aconteceu na Reunião Científica de Biomedicina 2019.1

Conheça um pouco mais sobre os temas e fique por dentro!

HPV  – O “Papiloma vírus humano” ou HPV (Do inglês, Human Papiloma Virus) é uma doença sexualmente transmissível que infecta a pele e as mucosas após o contato com indivíduo infectado. Afeta cerca de 54,6% dos jovens entre 16 e 25 anos (dados do Ministério da Saúde, 2018).

Confira o folder da campanha de conscientização e prevenção ao HPV.

reuniao-cintifica-biomedicina-hpv-famesp

Anemia Ferropênica – A Anemia Ferropênica é uma doença causada pela deficiência de ferro que pode ocorrer principalmente por sangramentos, má alimentação, problemas na absorção de ferro, distúrbios na homeostase de ferro – a deficiência desse mineral diminui a produção de hemoglobina e consequentemente diminui o transporte de oxigênio.

Confira o folder da campanha de conscientização e prevenção a Anemia Ferropênica.

reuniao-cintifica-biomedicina-anemia-famesp

Conheça o curso de Biomedicina da Famesp

O curso tem como foco as áreas de Biologia, Medicina e Estética. Aborda a habilitação em diagnósticos laboratoriais, por imagem e estética, inclui rotina de estudos sobre microorganismos que agem no combate desses causadores, bem como seus antídotos e tratamento. Além disso, o curso possibilita uma visão ampla das demais habilitações da área de atuação biomédica como reprodução assistida, citopatologia, ensino e pesquisa.