Anemia: uma doença comum que precisa ser tratada | Famesp

Anemia: uma doença comum que precisa ser tratada

anemia-como-cuidar-famesp

 

Anemia: uma doença comum que precisa ser tratada

Você sabe exatamente do que se trata a Anemia? Esta é uma condição caracterizada pela diminuição no número de hemácias (glóbulos vermelhos) ou quantidade de hemoglobina (Hb) na corrente sanguínea. Além de alterar a quantidade de oxigênio transportado para as células do organismo na produção de energia, a anemia é uma síndrome que pode acompanhar outras doenças.

Causas

Existem dois tipos: a Anemia Hemolítica (genética), que ocorre quando existe doença ou condição que ajude na destruição das hemácias, e a Anemia Carencial (por deficiência nutricional), quando faltam vitaminas B12, B9 e ferro.

No caso da Anemia Carencial, as causas podem ser diversas: maus hábitos de vida, sedentarismo, má alimentação, estresse, fatores hormonais ou fatores imunológicos.

Sintomas

Os sintomas são vários: tonturas, palidez da pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas), falta de concentração e energia para trabalho e atividades diárias, falta de ar, mãos e pés frios, hiperpneia (respiração curta e rápida), taquicardia (batimentos do coração mais rápidos) e dores de cabeça freqüentes. Ao apresentar estes sintomas em conjunto, procure um médico para diagnosticar e receber tratamento para esta condição.

Diagnóstico e tratamento

Faça suas consultas e exames regularmente. Para diagnosticar a anemia, é necessário realizar um hemograma completo e testes adicionais, como dosagem de ferro e vitaminas (B12 e B9). O tratamento consiste em suprir os níveis das vitaminas faltantes e as principais fontes são produtos de origem animal, como carnes, peixes, lácteos, ovos, mas também podem ser encontrados em produtos vegetais, como folhas verde-escuras, brócolis, ervilhas, feijões e algumas sementes.

Prevenção

Alimentação equilibrada e saudável com fonte de ferro e vitaminas essenciais, exercícios físicos regulares e ingestão diária de água para auxiliar o corpo na composição e no abastecimento das vitaminas do sangue.

Campanha de Conscientização da Famesp

Foi analisando os números de aumento dos casos no Brasil que o curso técnico de Análises Clínicas promoveu uma campanha de prevenção, onde alunos e professores realizaram atendimento para a comunidade escolar na Mostra de Análises Clínicas. Fique de olho na sua saúde e consulte regularmente o seu médico.

Curso técnico de Análises Clínicas

O curso também é conhecido como Patologia Clínica ou Auxiliar de Laboratório. Em 18 meses, você aprende a preparar e processar amostrar biológicas nos laboratórios, vivencia as práticas de coleta e análise e participa de projetos sociais, mostras, eventos e estágio para aprender a profissão no dia-a-dia. Entre as áreas de atuação estão indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas, laboratórios de instituições de ensino privadas ou públicas, produção de reagentes para laboratórios, e muito mais.

Clique para conhecer mais sobre o curso técnico de Análises Clínicas Famesp.

Comentários

comentários