Curso técnico em farmácia: Saiba tudo sobre

Você sabia que hoje existem cerca de 105 mil farmácias no Brasil? Isso quer dizer que se povoássemos os 5.570 municípios do Brasil com farmácias, teríamos, pelo menos, 18 em cada uma dessas cidades. Se você já pensava em atuar na área farmacêutica, este é um dado bastante animador, não? Fazer um curso técnico em farmácia pode ser o começo de uma carreira bastante promissora. Neste post, você vai aprender um pouco mais sobre as funções de um técnico em farmácia, seu mercado de atuação, as vagas e quais os salários médios. Acompanhe!

Vagas para o técnico em farmácia vão além da farmácia

Quando se fala em técnico em farmácia, em geral, a primeira imagem que vem à nossa cabeça é a do profissional que nos atende e orienta quando vamos comprar um medicamento. Mas a área de atuação de um técnico em farmácia vai além disso.

Confira onde há vagas para o técnico em farmácia

  • Indústria farmacêutica: Como é capacitado para manipular e realizar o controle de qualidade de medicamentos, o técnico em farmácia pode atuar na indústria farmacêutica, seja auditando a qualidade dos produtos e processos ou até nos laboratórios de desenvolvimento;

  • Drogarias e farmácias comerciais: Além das farmácias tradicionais, há um mercado que tem crescido bastante, o das farmácias de manipulação. O segmento tem movimentado cerca de 5 bilhões de reais ao ano e abriga técnicos em farmácia;

  • Farmácias públicas e hospitalares: Existem oportunidades de prestar concurso público como técnico em farmácia, trabalhando dentro dos hospitais e demais postos de atendimento da saúde pública;

  • Laboratórios de análises clínicas: Disciplinas como a microbiologia, bioquímicas e tecnologia farmacêutica contribuem na formação dos técnicos em farmácia para capacitá-los para atuar em análises clínicas;

  • Indústria cosmética: Além da manipulação de cosméticos, o técnico em farmácia também é capacitado para manipular cosméticos, atuando também em seu controle de qualidade.

Homeopatia e cosméticos: mercados em expansão para o técnico em farmácia

A indústria cosmética tem crescido, em média, 113% nos últimos 5 anos no Brasil. Hoje, nosso País é o terceiro maior consumidor de itens cosméticos no mundo todo, perdendo somente para os Estados Unidos e para China. Este crescimento também se reflete no número de profissionais atuantes na área que, no período entre 2010 e 2015, passou de 72 mil para 482 mil. Isso significa que é também uma oportunidade de emprego para quem faz o curso técnico em farmácia.

Um outro mercado em expansão é a homeopatia. Embora tenha sido trazida para o Brasil em 1840, ainda havia muito preconceito e dificuldade de aceitação por parte dos profissionais e pacientes. Mas, cada vez mais esta prática tem sido recomendada e procurada pelas pessoas.

Inclusive, desde 2006, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a homeopatia passou a ser incluída como uma alternativa de tratamento oferecida dentro Sistema Único de Saúde (SUS). O mercado é tão importante e complexo que costuma ter uma disciplina totalmente dedicada dentro da matriz curricular do técnico em farmácia.

Ciências exatas são parte da matriz curricular do curso técnico em farmácia

Certamente, o interesse pelas ciências biológicas é de suma importância para quem deseja cursar o técnico em farmácia. Afinal, estudar a anatomia e fisiologia humana é inerente ao curso. Agora, se você também gostava das aulas de química, com certeza irá apreciar praticamente todas as disciplinas.

No decorrer do curso técnico em farmácia, você aprenderá, ainda, algumas técnicas para facilitar a dificuldade com cálculos, caso tenha alguma. Afinal, os cálculos fazem parte do dia a dia profissional da área farmacêutica. Uma disciplina comum neste curso está relacionada aos cálculos farmacêuticos, que inclui, entre outros temas, a conversão de unidades de medidas e o fracionamento de insumos.

Uma parte importante do curso técnico em farmácia é a que orienta sobre a gestão e farmácia hospitalar. Afinal, o profissional tem que ter uma visão de como funciona todo o processo hospitalar para melhor entender como pode contribuir no trabalho da equipe e quais sãos suas responsabilidades.

Da teoria à prática: aulas nos laboratórios são fundamentais no curso técnico em farmácia

Além do estágio supervisionado que costuma ser obrigatório para a conclusão do curso técnico em farmácia, é importante que as aulas práticas sejam realizadas nos laboratórios e que proporcionem a você, estudante, a oportunidade de vivenciar uma situação bem próxima da que vai encontrar no mercado de trabalho, fazendo a manipulação, a análise e o controle de qualidade de cosméticos e medicamentos.

Considerando as disciplinas teóricas, práticas e o estágio supervisionado, o curso técnico em farmácia leva 18 meses para ser concluído. Ao longo do curso, também é possível buscar por vagas de estágio remunerado. Além de ganhar experiência, você já começa a ter um salário.

Perfil de quem escolhe o curso técnico em farmácia

Pela forte interação com pessoas, mas também com laboratórios e atividades de extrema concentração como a de análise dos cosméticos e medicamentos, o técnico em farmácia deve gostar de atender o público, mas também ficar confortável com atividades de rotina, mas que exigem muita atenção. Afinal, na área da saúde, qualquer erro pode impactar diretamente na vida de uma pessoa.

Além disso, o técnico em farmácia precisa ser curioso e gostar de se atualizar, pois, a indústria farmacêutica é bastante dinâmica e, todos os dias, são lançados novos medicamentos ou substâncias que podem ser manipuladas para contribuir com a saúde dos pacientes.

Quanto ganha um técnico em farmácia?

Como não existe um piso salarial único para os técnicos em farmácia a nível nacional, é possível que haja bastante variação, dependendo da região do País e também do sindicato que representa a categoria. Ainda assim, a média salarial hoje é por volta de 1,8 mil reais por mês. O valor costuma ser similar nos concursos públicos que oferecem o cargo de técnico em farmácia.

Se você está procurando um curso técnico em farmácia, se matricule na Famesp. Nossas parceiras com instituições renomadas da área da saúde irão lhe proporcionar um aprendizado completo e de acordo com a realidade do mercado.

Promoção Acelera com a Famesp - Ganhe uma moto

MATRÍCULAS 2017.2 - INÍCIO EM AGOSTO
INVESTIMENTO: Clique no período desejado para visualizar os valores.

+MANHÃ - 08h às 11h30

PERÍODO DA MANHà– 08h às 11h30

Mensalidade de R$ 349,00*

*Valor da Mensalidade com desconto para pagamentos até o dia 08 de cada mês.

+NOITE - 19h às 22h30

PERÍODO DA NOITE – 19h às 22h30

Mensalidade de R$ 369,00*

*Valor da Mensalidade com desconto para pagamentos até o dia 08 de cada mês.

+MATRIZ CURRICULAR

TÉCNICO EM FARMÁCIA – 1320h
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – 430h
Morfologia e Fisiologia – 80h
Farmacotécnica Alopática – 80h
Farmacologia – 80h
Química Analítica – 40h
Cálculos Farmacêuticos e Bioestatística – 40h
Atendimento ao cliente, promoção e vendas em produtos farmacêuticos – 40h
Primeiros Socorros e Biossegurança** – 40h
MÓDULO II – 460H
Gestão e Farmácia Hospitalar – 80h
Microbiologia e Controle de Qualidade Microbiológico** – 80h
Química Orgânica – 40h
Toxicologia – 40h
Cosmetologia – 40h
Farmacotécnica dos Cosméticos – 40h
Homeopatia – 40h
Farmacotécnica Homeopática – 40h
MÓDULO III – 430H
Farmacognosia e Fitoterapia – 80h
Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos – 80h
Técnologia Farmacêutica – 80h
Nutrição e Dietética – 40h
Farmacotécnica de produtos estéreis – 40h
Deontologia e Legislação Farmacêutica – 40h
Bioquímica – 40h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 60h
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES – 60h

+DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA

A matrícula deverá ser realizada na Secretaria da MÉTODO. Apresentar cópia autenticada ou simples com apresentação do documento original:
– Certificado de conclusão do curso de Ensino Médio e Histórico Escolar (ou Declaração de Matrícula do 2º ou 3º ano do Ensino Médio)
– RG ( Cédula de identidade )
– CPF Cadastro Nacional de Pessoa Física (CIC)
– Título de eleitor aos maiores de 18 anos
– Prova de quitação com o serviço militar para maiores de 18 anos, se do sexo masculino
– Certidão de nascimento ou casamento
– Comprovante de residência com CEP
– Duas fotos 3×4 recentes e iguais

Comentários

comentários