Entre logo no mercado de trabalho: saiba porque fazer um curso técnico | Famesp SP

Entre logo no mercado de trabalho: saiba porque fazer um curso técnico

entre logo no mercado de trabalho saiba porque fazer o curso tecnico

Desde o momento em que se está no Ensino Médio, já se começa a pensar no futuro profissional, não é mesmo? Alguns estudantes pensam em fazer vestibular para seguir determinada profissão, outros, muitas vezes, por necessidade, querem terminar o Ensino Médio e já ingressar no mercado de trabalho. Entretanto, para conseguir ganhar um bom salário, nem sempre, apenas a conclusão do Ensino Médio é o suficiente.

Então entra aquele dilema onde não é possível esperar quatro, cinco anos para ingressar no mercado de trabalho, depois de concluída a graduação, mas, tão pouco se quer ganhar mal ou ficar sem um bom emprego.

São nesses casos, onde a melhor opção é fazer um curso técnico!

Veja um exemplo que demonstra isso: de acordo com pesquisa recente divulgada pelo Senai, os profissionais que fizeram cursos técnicos, têm em média, um acréscimo de renda de 18% na comparação com pessoas com o mesmo perfil socioeconômico, que concluíram apenas o Ensino Médio.

O curso técnico tem, ainda, outra grande vantagem: o tempo para a conclusão dos estudos. Ele pode ser concluído, dependendo do curso, em um ano e meio ou em até mesmo um ano! E as vantagens de optar por esse tipo de formação não param apenas no tempo de conclusão.

Se você está em dúvida sobre fazer ou não um curso técnico, mas quer ingressar logo no mercado de trabalho, não deixe de ler, a seguir, outras grandes vantagens que essa formação pode trazer para a sua vida. Leia e confira!

1. Acesso rápido à profissão

O curso técnico também pode ser uma escolha importante para quem não tem certeza se quer seguir determinada profissão.

Ele serve como uma espécie de ajuda para os indecisos. Caso o estudante esteja em dúvida do caminho profissional a seguir e, entre as suas escolhas está um curso que pode ser feito nessa modalidade, o curso técnico pode ser uma opção interessante.

Por exemplo, vamos supor que o estudante queira fazer Medicina, mas ainda está com um pouco de dúvida a respeito dessa decisão. Ele pode começar com um curso Técnico em Enfermagem ou Técnico em Radiologia, por exemplo, o qual poderá ser concluído em um ano e meio e lhe colocará em contato com a prática da profissão rapidamente. Com isso, terá tempo para decidir se a carreira de médico é realmente a que lhe atrai para, posteriormente, com maior maturidade, investir na faculdade de Medicina.

O mesmo se pode aplicar ao caso de alguém que deseja cursar veterinária. O curso Técnico em Veterinária dará uma visão global e prática da profissão para que posteriormente se invista na graduação, se for este realmente o caminho desejado.

2. Formação especializada e segmentada

Por ser uma formação mais rápida, ela também é mais focada, tratando daquilo que é mais importante para colocar rapidamente em prática no dia a dia do mercado de trabalho.

A parte prática, no caso do curso técnico, é bastante valorizada pelas empresas, que contam com alguém mais agilmente capacitado, uma vez que o tempo de aprendizagem não permite que se trate além do necessário para exercer a profissão.

Nesse caso específico, podemos citar o exemplo de um curso que está bastante em alta e que possui um grande mercado. Você não precisa fazer um curso de Engenharia ou de Arquitetura e levar cinco anos para descobrir que o seu maior desejo é trabalhar com Design de Interiores, não é mesmo?

Fazendo o curso Técnico de Design de Interiores é possível em 12 meses estar apto para trabalhar com algo que é realmente específico e que permitirá a rápida inserção no mercado de trabalho. A partir do curso é possível desenvolver atividades em empresas especializadas, escritórios de projetos, lojas de decoração, construtoras, além de participar da elaboração de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, vitrines e exposições. E claro, sempre tem como montar o seu próprio negócio!

Outro exemplo, que pode ser facilmente resolvido com um curso técnico é trabalhar com farmácia. Mediante a realização do curso Técnico em Farmácia, que possui duração de um ano e meio, se consegue a inserção no mercado em farmácias e drogarias, auxiliando o farmacêutico, dentro de indústrias farmacêuticas e de cosméticos.

3. Aumento do seu grau de empregabilidade

Mesmo em meio à crise, em diversas áreas está ocorrendo o chamado “apagão de mão de obra”, isto é, há vagas de trabalho disponíveis que não estão sendo preenchidas em função da falta de candidatos qualificados para o cargo.

Quem possui formação em curso técnico pode largar na frente e conquistar uma vaga para entrar logo no mercado de trabalho, já que boa parte das oportunidades está em áreas que dependem desse tipo de mão de obra.

4. Competitividade no mercado de trabalho em alta

O mercado está cada vez mais exigindo pessoas capacitadas e, nesse ponto, os cursos técnicos apresentam uma vantagem, tendo em vista que prezam exatamente pela especialização em determinada área. Por serem cursos mais enxutos, eles também acabam sendo mais práticos do que os cursos de graduação.

Além disso, é uma forma de não se jogar dinheiro fora, uma vez que, principalmente os jovens, quando saem do Ensino Médio, muitas vezes apresentam dúvidas a respeito do caminho a seguir e optar pelo curso técnico pode ser uma forma de ter uma profissão em um ano e meio no máximo, podendo optar por outra área posteriormente, se realmente verificar que aquele caminho escolhido com o técnico, não é o desejado.

Aqui podemos citar o caso do curso Técnico em Nutrição e Dietética que não possibilita prescrever uma dieta, mas sim, a orientação e o acompanhamento nutricional de indivíduos sadios e enfermos, garantindo a segurança e a qualidade alimentar, desde a manipulação até a produção de alimentos. No entanto, se depois do curso, você decidir que é a carreira que você quer seguir e deseja atuar em outro ramo da nutrição que requer uma graduação, então você estará pronto para esse segundo passo, enquanto já está inserido no mercado de trabalho.

Então, que tal entrar logo no mercado de trabalho fazendo um curso técnico? Você já conhece os cursos técnicos da Famesp? Confira em nosso site todos os nossos cursos e escolha o seu!

× Fale pelo whats ;)