A importância do Profissional de Radiologia no Diagnóstico do Câncer

dia-mundia-combate-ao-cancer-famesp

Você sabia que as estimativas de incidências de câncer no Brasil atingiram em média 600 mil casos, no ano de 2018?

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Registro de Câncer e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS), as estimativas de incidências do câncer no Brasil, em 2018, atingiram média de 600 mil novos casos em homens e mulheres.

E com base nas pesquisas desenvolvidas pela Agência para a Pesquisa do Câncer, instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), os números de incidência do câncer são preocupantes, visto que o Brasil pode aumentar média de 78% dos casos em 20 anos.

Principais casos de câncer em Homens

As estimativas de incidência do câncer em homens atingiu mais de 300 mil novos casos no Brasil, no ano de 2018. Das regiões mais afetadas se destaca a incidência na próstata que possui mais de 31,7% dos novos casos de localização primária.

Como principais localizações primárias do câncer nos homens estão: traqueia, brônquio e pulmão; cólon e reto; estômago; cavidade oral; esôfago; bexiga, laringe; leucemias; sistema nervoso central.

Principais casos de câncer em Mulheres

Em mulheres, as estimativas de incidências do câncer em 2018 no Brasil, atingiu média de 282 mil novos casos. Com 29,5% dos casos tendo como principal incidência o câncer de mama.

Como principais localizações primárias do câncer nas mulheres estão: cólon e reto; colo do útero;  traqueia, brônquio e pulmão; glândula tireoide; estômago; corpo do útero; ovário; sistema nervoso central; leucemias.

Diagnóstico de incidência de câncer no Brasil

A cada dia se torna mais imprescindível o diagnóstico precoce da doença, para que seja reduzida a taxa de mortalidade decorrente do câncer.

Um dos principais meios utilizados na medicina para o diagnóstico e acompanhamento do câncer é a realização de exames de imagens, que tem o auxílio de tecnologias avançadas.

Dentre os principais exames se destacam os exames de  Radiologia convencional, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Mamografia.

A importância do profissional de radiologia no diagnóstico do câncer

Para a realização dos principais exames de imagem, a função do profissional das técnicas radiológicas desempenha o papel de adquirir, manipular, avaliar e documentar imagens para fins diagnósticos.

A formação superior em radiologia habilita o profissional a atuar nas diversas áreas de diagnóstico por imagem, com competências e habilidades para a realização dos exames de Radiologia Convencional, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Mamografia. Além de atuar no segmento de Radioterapia, tecnologia desenvolvida para o tratamento do câncer com a emissão de radiações que podem destruir tumores ou impedir a proliferação das células.

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia tem três anos de duração. As áreas de atuação do Tecnólogo em Radiologia abrange a medicina, por meio do diagnóstico por imagem, radioterapia, radiologia industrial, odontologia e veterinária.

A formação engloba competências e habilidades para um profissional qualificado, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, capaz de conhecer e atuar nos contextos saúde-doença, com qualidade e segurança, que inclua a humanização no atendimento e o uso da tecnologia disponível, atuando com responsabilidade social e compromisso com a cidadania, promovendo condições e um atendimento cuidadoso e humanizado ao ser humano.

Quer ingressar na área de diagnóstico? Venha conhecer a Famesp, que é referência na área e como missão, foca no desenvolvimento humano e atua em pról da saúde.

Conscientização dos casos, cuidados com a saúde e diagnóstico periódico podem reduzir a taxa de incidência de câncer no Brasil.

08 de abril – Dia Mundial do Combate ao Câncer.

Quer saber mais sobre as estimativas da incidência do câncer no Brasil? Acesse o site do INCA:  https://www.inca.gov.br

profissional-radiologia-famesp-combate-cancer