Mostra de Análises Clínicas | Famesp

Mostra de Análises Clínicas

mostra-analises-clinicas-famesp

Alunos fazem testes de anemia e tipagem sanguínea na comunidade escolar

Sob a coordenação do Professor Edvaldo Ferreira da Silva, os alunos do curso técnico de Análises Clínicas planejaram e colocaram em prática a Mostra de Análises Clínicas, com foco em realizar a tipagem sanguínea e teste de anemia dos visitantes.

Para o professor, o principal objetivo é que todos conheçam seu tipo sanguíneo para se prevenir em situações de risco. Pelo fato do curso ser constituído, em sua maioria, por mulheres, outra preocupação é que elas conheçam o Fator Rh (para prevenir a Doença de Rhesus) e saibam se têm anemia ou não (doença mais grave em mulheres que em homens).

Estes dois testes são simples de fazer. O primeiro, de tipagem, requer poucas gotas de sangue e tem resultado em até 5 minutos. O segundo, de anemia, leva um pouco mais de tempo e precisa de equipamento específico, mas é igualmente simples.

Doação de Sangue

O Brasil tem um baixo número de doadores regulares de sangue, contabilizando apenas 1,8% da população total. Para a Organização Mundial da Saúde, a meta é chegar a 3% e, por isso, este foi um dos subtemas da Mostra. Durante as triagens, os alunos conscientizaram os participantes a serem doadores caso cumpram os requisitos básicos requisitados pelos Hemocentros.

Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Antes da transfusão, é identificado o que o paciente necessita, para então fracionar a bolsa e oferecer os benefícios específicos. Por exemplo: se o paciente está com hemorragia, ele recebe o plasma sanguíneo contido na bolsa.

Toxoplasmose e Saúde Pública

“Nem tudo é virose”. Foi com esta frase que o Professor Edvaldo chamou a atenção para doenças parasitárias no Brasil. Grande parte da população já teve contato com o parasita, mas não desenvolveu sintomas e, nesta Mostra, os alunos propuseram um questionário para mapear os visitantes que, possivelmente, fazem parte deste grupo.

É importante salientar que, ao contrário do que diz o mito popular, os gatos não são os maiores vilões. Carnes cruas, contato com aves e contato com fezes contaminadas e por transfusão sanguínea de pacientes infectados.

Mulheres gestantes que tiveram contato com o parasita antes da gravidez podem ficar mais tranqüilas. Mas é importante fazer o teste de sorologia regularmente durante a gestação para evitar má formação do feto e garantir a saúde dos dois indivíduos.

A toxoplasmose não tem vacina, mas tem cura. Quando o próprio organismo não consegue combater o parasita, o tratamento é localizado e feito especificamente no órgão afetado.

Curso técnico de Análises Clínicas

O curso também é conhecido como Patologia Clínica ou Auxiliar de Laboratório. Em 18 meses, você aprende a preparar e processar amostrar biológicas nos laboratórios, vivencia as práticas de coleta e análise e participa de projetos sociais, mostras, eventos e estágio para aprender a profissão no dia-a-dia. Entre as áreas de atuação estão indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas, laboratórios de instituições de ensino privadas ou públicas, produção de reagentes para laboratórios, e muito mais.

Clique para conhecer mais o curso de Análises Clínicas.

Comentários

comentários