Mostra de Análises Clínicas
mostra-curso-tecnico-analises-clinicas-famesp

Mostra de Análises Clínicas

Alunos do curso Técnico em Análises Clínicas realizam exames e atendem à comunidade Famesp

Sob a coordenação do Professor Edvaldo Ferreira da Silva, os alunos do Curso Técnico em Análises Clínicas planejaram e colocaram em prática a Mostra de Análises Clínicas, com foco na realização de Testes de Tipagem Sanguínea e Exame de Urina Tipo I.

A Tipagem Sanguínea é importantíssima para que os pacientes conheçam seu tipo sanguíneo no sistema ABO e se previnam em situações de risco, além de identificar o Fator Rh (informação essencial para mulheres) com o objetivo de prevenir a Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN), que ocorre quando há incompatibilidade entre o Fator Rh da mãe e do bebê na gravidez, podendo resultar em anemia profunda, insuficiência hepática ou gerar incapacidade prolongada do filho. 

O Exame de Urina Tipo I é realizado para identificar as características da urina e avaliar a saúde dos rins, detectando elementos em excesso ou em falta na urina e auxiliando médicos a diagnosticar infecções urinárias, diabetes ou doenças do fígado, por exemplo. Durante o evento, os visitantes da Mostra foram orientados sobre como realizar a coleta urinária sem contaminação e os alunos analisaram as amostras, podendo constatar alterações e aconselhar os pacientes a realizarem mais exames.

Durante o evento os alunos, docentes e colaboradores responderam um questionário sobre a Toxoplasmose, onde foi avaliado o nível de conhecimento sobre essa doença parasitária e as suas principais formas de prevenção. Ele também serviu como um alerta para desvendar quais são os mitos e as verdades sobre a doença.

A Mostra ocorreu nos períodos manhã e noite, reunindo alunos dos três módulos do curso Técnico em Análises Clínicas, que se dividiram em equipes para atender os visitantes e comunidade escolar na realização de exames. 

O evento teve participação da turma da manhã...

... e também da noite!

Confira as fotos da edição anterior!

curso-tecnico-analises-clinicas-famesp

Curso Técnico de Análises Clínicas

O curso também é conhecido como Patologia Clínica ou Auxiliar de Laboratório. Em 18 meses, você aprende a preparar e processar amostrar biológicas nos laboratórios, vivencia as práticas de coleta e análise e participa de projetos sociais, mostras, eventos e estágio para aprender a profissão no dia-a-dia. Entre as áreas de atuação estão indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas, laboratórios de instituições de ensino privadas ou públicas, produção de reagentes para laboratórios, e muito mais.