radiologia-industrial-famesp

Radiologia Industrial – Áreas de atuação e mercado de trabalho

A Radiologia Industrial é a utilização das radiações ionizantes – radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja é capaz de arrancar um elétron de um átomo ou molécula – com finalidade industrial. A sua maior utilização está vinculada ao processo de controle de qualidade de produtos e matérias.

Na área industrial, existem muitos procedimentos e equipamentos que expõe os operadores à radiação. Esses aparelhos geradores e o material radioativo causam exposição ionizante e oferecem risco à saúde das pessoas que manipulam os aparelhos. A Radiologia Industrial busca minimizar e extinguir os riscos envolvidos no manejo de equipamentos e ensaios de produtos.

Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, entre outros. Eles contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

Uma outra aplicação da Radiologia Industrial está na inspeção de segurança não-invasiva, isso é a utilização dos Raios-X para verificar o interior de bagagens, volumes, cargas e containeires. Também utilizada para garantir a segurança em presídios, portos, aeroportos, alfândegas, eventos, estádios, estradas, rodovias, fronteiras, para combater a sonegação fiscal e o tráfico de drogas e armas.

Palestra com o profissional Flávio Vieira

A Famesp tem como objetivo ampliar o conhecimentos dos alunos em diversos segmentos da sua área de atuação e, com isso, periodicamente trazemos profissionais reconhecidos no mercado para proporcionar palestras, mesas redondas e oficinas com convidados atuantes em todas as modalidades da área.

No início do mês, recebemos o profissional Flávio Vieira, atuante na área de Radiologia Industrial, para apresentar aos alunos do curso Técnico em Radiologia o mercado de trabalho nessa área e quais são os campos de atuação.

O uso da radiação ionizante na indústria é de extrema importância, e através de qualificações específicas é que o profissional da Radiologia vai se destacar no mercado de trabalho.

Confira as fotos do evento:

14 de Outubro

26 de Setembro

Curso Técnico em Radiologia

O Técnico em Radiologia é responsável por operar e preparar equipamentos nos serviços de diagnósticos por imagem e exames radiográficos em hospitais e clínicas radiológicas, sob a supervisão de um radiologista. Com uma formação de apenas 18 meses o Técnico em Radiologia Famesp pode atuar na área.

Inscreva-se no link e seja um especialista desta área.