As vantagens de um curso técnico no mercado de trabalho

as vantagens de um curso tecnico no mercado de trabalho

Muitas vezes, o aluno do Ensino Médio possui pouco conhecimento a respeito de suas opções, assim que formado. Para alguns, a solução óbvia é o ingresso à graduação tradicional por meio do vestibular ou do Enem. Acontece que existe uma ótima alternativa para aqueles que estão com dúvidas sobre o que fazer: o curso técnico.

Embora possa parecer uma saída pouco óbvia, essa modalidade de ensino está em alta. Boa parte se dá por conta do que acontece ao finalizar um curso técnico: em média, um profissional formado em um curso técnico possui, em média, 18% de acréscimo em sua renda. Não é por nada que em 2014, o país somava 3,4 milhões de alunos no curso técnico. Isso significa que, cada vez mais, o nível superior tradicional deixou de ser a única opção para os estudantes.

Ou seja: existe a possibilidade de antecipar as qualificações profissionais dos alunos que já sabem qual carreira seguir. E, para ajudar nessa busca, neste post vamos avaliar todas as vantagens que um curso técnico pode fazer por você, em sua jornada pelo mercado de trabalho. Confira!

O que é o curso técnico

Vamos começar pelo básico, antes de nos aprofundarmos nos benefícios dessa modalidade de ensino. O curso técnico tem se mostrado como uma valiosa opção para preparar as pessoas para o mercado de trabalho.

Em uma época na qual a taxa de desemprego se mostra elevada, profissionais qualificados encontram meios mais práticos de ingresso. Com isso, o curso técnico se popularizou entre as pessoas — e não apenas entre estudantes do Ensino Médio.

É uma maneira de conhecer a realidade profissional de diversas áreas de atuação. Isso porque a grade curricular desse tipo de ensino é direcionada aos conhecimentos específicos que serão utilizados na prática, no dia a dia da profissão.

Assim, os alunos já têm um primeiro contato com as exigências e o nível técnico esperados pelo mercado de trabalho. Uma estratégia que se mostra eficaz em curto e médio prazo.

Vale observar que, da mesma maneira que as pessoas chegam mais qualificadas para o mercado profissional, as empresas, como um todo, também se beneficiam. Afinal, existe uma queixa generalizada de que faltam especialistas em diversas áreas de atuação — um déficit que o curso técnico ajuda a erradicar gradativamente.

E essas questões, por si só, já são algumas qualidades que podemos considerar como vantagens. Mas, nem de longe, são as únicas. Abaixo, vamos conferir outros aspectos positivos do curso técnico e que podem ser levados em consideração por você!

São cursos com menor duração

A graduação tradicional possui uma duração média de 4 a 6 anos até a sua conclusão, dependendo do curso. Isso já se mostra um planejamento em médio prazo para o que queremos em nossas vidas.

Agora, o curso técnico se destaca por ser mais rápido. Alguns cursos duram alguns meses, enquanto outros podem levar até 2 anos para serem concluídos. É um estímulo para se profissionalizar com agilidade e até mesmo especializar-se em outras áreas.

Essa é, inclusive, uma vantagem que pode ser aproveitada por estudantes ou mesmo recém-formados ainda indecisos sobre seus rumos profissionais. Um curso rápido, e reconhecido pela Diretoria de Ensino, apenas valoriza o currículo do aluno de nível técnico — seja ele formado ou não, e pode servir como uma boa forma de experimentação se é exatamente essa área em que você pretende seguir carreira.

Curso técnico tem um investimento mais acessível

Outro ponto de destaque da graduação técnica é o seu investimento. Por ser um curso mais rápido, se comparado com a graduação tradicional, já conseguimos avaliar a redução no preço.

Além disso, a carga horária dos cursos é menor e a precificação varia também por conta das especializações profissionais. Ou seja: é possível encontrar uma série de oportunidades para investir mais em educação, e com menos custos, com retorno mais rápido pois a empregabilidade ao final do curso já é bem mais elevada do que o restante dos candidatos no mercado.

São cursos mais objetivos e práticos

Práticos, no sentido de capacitar os seus alunos. Ao passo que o Ensino Médio conta com diversas disciplinas e a graduação de nível superior também é abrangente nesse sentido, a graduação técnica foca na objetividade dos respectivos campos de atuação dos seus cursos.

Isso se traduz, para o aluno, na ampliação de seus conhecimentos. Tratam-se de conteúdos idealizados para atender à demanda mercadológica. Assim, embora não foque tanto na teoria e na problematização de questões inerente à profissão, os alunos ganham uma perspectiva mais ampla do setor à medida que focam no trabalho prático, com foco mais operacional.

O curso técnico conta com boa aceitação do mercado

Como mencionamos, os cursos técnicos são reconhecidos pela Diretoria de ensino, o que os validam no mercado de trabalho como diferenciais no currículo. Vale apontar que, como consequência, os alunos podem se formar em um curso técnico ainda enquanto estão no Ensino Médio, com uma capacitação na sua área de interesse. É uma maneira conveniente de tornar a busca pelo primeiro emprego mais prática e eficiente, pois logo ao sair do colégio, você já pode ingressar em alguma profissão mais voltada para o seu universo de interesse.

Não à toa, este é considerado um dos grandes diferenciais do curso técnico: a preparação antecipada daquilo que o mercado procura de seus profissionais. Imagine chegar à uma universidade já com conhecimentos práticos e também com experiência profissional?

Os materiais didáticos também pesam menos no orçamento

Por serem cursos mais direcionados à prática da profissão, o material didático pode ser usado por muito tempo, pois as técnicas demoram para ficarem defasadas no mercado. E isso também faz com que os custos com materiais seja menor, já que serão de assuntos similares ou mesmo complementares. Tudo fará parte de um mesmo cenário.

O profissional é valorizado com um curso técnico

É comum observar profissionais se queixando de suas faixas salariais. E aí está um motivo para considerar o curso técnico: profissionais qualificados podem negociar oportunidades melhores.

Se existe uma demanda por esse tipo de profissional, trazê-los para o mercado significa melhorar o nível do setor, como um todo. Consequentemente, os profissionais ganham poder de barganha em uma entrevista de emprego.

A escolha por um curso superior é facilitada

Por fim, vale observar como a especialização trazida por um curso técnico ajuda o aluno a decidir-se pelos próximos passos. Afinal, o que é aprendido ao longo do curso ajuda a mostrar ao aluno suas aptidões e interesses. Dessa maneira, a busca pela carreira ideal e a especialização acadêmica é facilitada.

Isso ajuda a reforçar um dado emergente: o curso técnico está cada vez mais popular, e concentra diversas vantagens aos seus alunos.

Quer saber quais opções de curso técnico podem se adaptar melhor aos seus objetivos e necessidades? Confira tudo a respeito aqui e conheça o curso técnico que mais de adequa a você!