Gastronomia de Boteco Pantaneiro | Famesp

Gastronomia de Boteco Pantaneiro

Alunos do curso de graduação em Gastronomia se deliciam com a cultura do Pantanal

O chef Aldo Alves lançou um desafio para os alunos da graduação de Gastronomia: montar um dia para que o público pudesse degustar as comidas típicas de alguma região do Brasil.

Depois de muitas ideias, pesquisa, saídas de campo, visita a diversos restaurantes e mercadões de São Paulo, a turma definiu o tema “Gastronomia de Boteco Pantaneiro”, reunindo muitos ingredientes regionais, referências, cultura e histórias de parentes e amigos. Imersos nesse projeto, os alunos programaram o evento durante todo o semestre.

A mostra aconteceu pela manhã e à noite, e contou com pratos bem diferentes, como ceviche de tambaqui e suco de milho. Nas atividades propostas, a ideia é deixar os alunos responsáveis por planejar e estruturar a montagem, iluminação, decoração, serviços e os alimentos e bebidas oferecidos durante a mostra. O objetivo é que eles aprendam além da cozinha e pratiquem todas as etapas para receber bem seus clientes.

Para Ana Alves, aluna do curso, a dedicação e a vontade de aprender foram tão grandes que ela viajou para conhecer mais do universo Pantaneiro. Segundo ela, é muito gratificante aprender tantas coisas novas pela gastronomia, principalmente por ter formação de Enfermeira, área bem distante da atual.

“Além da experiência, também é um carinho, uma alquimia”.
– Ana Alves, aluna

Para outro aluno do curso, Lute Andrade, conversar com a família e amigos para se aprofundar na cultura ajudou, e muito, a ter idéias de pratos, ambientação e montagem do evento. Ter feito parte de tudo isso significou levar os costumes pantaneiros para outras pessoas e transformar esse encontro em uma experiência inesquecível.

“O Pantanal é lindo e precisa ser descoberto”.
– Lute Andrade, aluno

Se interessa por Gastronomia? Conheça o curso

Na formação em gastronomia, os aprendizados básicos do curso são legislação de alimentos, contaminação, alimentação funcional e nutrição, tendências gastronômicas, administração de serviços gerenciais de alimentos e bebidas, técnicas de pré-preparo e preparo de alimentos e técnicas de panificação e confeitaria. Entre teoria e prática, os alunos são preparados com estágios e laboratórios e, ao terminar o curso, estão aptos a aceitar os desafios de grandes restaurantes.

Conheça o nosso curso de Gastronomia.

Comentários

comentários